Carminho leva o Fado aos mini-concertos do “Tiny Desk”
Depois de Maro e Marta Pereira da Costa, Carminho foi mais uma artista portuguesa a brilhar no “Tiny Desk”.
Com início em 2008, a série de concertos “Tiny Desk”, da divisão de música da rádio pública norte-americana, gravados em vídeo e publicados no YouTube, e caracterizados pelo ambiente intimista, desde há muito que se tornou num fenómeno de popularidade em todo o mundo. Num mesmo conceito, músicos de todos os géneros, influências e sonoridades, atingem milhões de espectadores em múltiplos episódios, como os de Billie Eilish, Adele, Anderson Paak ou Yusuf/Cat Stevens.
No final de 2024, durante uma digressão nos Estados Unidos, Carminho foi convidada a protagonizar o seu Tiny Desk, e nele interpretou cinco canções – “O Quarto”, “Marcha de Alcântara de 1969”, “Os Argonautas”, “Deixei a Minha Casa” e “Estrela”.
Esta histórica actuação foi finalmente disponibilizada no Youtube e nas redes sociais da NPR Music, naquele que é mais um indicador da afirmação de Carminho enquanto grande artista internacional.
A assistir à gravação esteve a principal figura da NPR, a Presidente Katherine Maher, acompanhada do Vice-Presidente para a Imagem e Música, Keith Jenkins, e do Produtor Felix Contreras. Assim como o Sr. Embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes.
Recorde-se que, também em 2024, Carminho editou “Carminho At Electrical Audio”, um EP de quatro temas resultado de uma colaboração que aconteceu em Chicago, entre a fadista e o recentemente falecido produtor norte-americano Steve Albini, que se notabilizou enquanto músico e por ter gravado álbuns de alguns dos maiores nomes da música a nível mundial.
Maro e Marta Pereira da Costa também brilharam no “Tiny Desk”.