Espírito é o projecto a solo de Toli César Machado

Espírito é o projecto a solo de Toli César Machado

Ana Paiva
Sérgio Aires

Espírito é a nova visão musical do compositor dos GNR, que se estreia a solo com o primeiro single “Contrário da Escuridão”.

Toli César Machado estreia-se num projecto a solo como compositor de todas as canções do álbum, “Contrário da Escuridão”. O mais recente single tem o mesmo nome do disco e Sérgio Dias Santos é o realizador do vídeo. A letra desta música é da autoria do escritor José Luís Peixoto.

O realizador do teledisco faz a ligação entre o vídeo e a canção afirmando que «forma-se um triângulo de pessoas e ambos transparecem esse desconforto. Sente-se a ausência, o vazio nas personagens. Ambos procuram o contrário da escuridão».

O projecto conta com vários nomes da música portuguesa, para a lírica das canções Toli escolheu José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva, Mário João Alves, Adolfo Luxúria Canibal e Jónatas Pires. Para dar voz a oito dos dez temas encontramos Ricardo RibeiroAdolfo Luxúria Canibal, Selma Uamusse, Dom La Nena e Marcela Freitas.

Não menos importante é a colaboração de Rui Maia (X-Wife e Mirror People), convidado para a produção do álbum, no qual mergulhou a fundo e que com a sua estética musical marcada acabou por ter uma contribuição decisiva no resultado final.