Quantcast
David Bowie Lidera Venda de Vinis do Século XXI

David Bowie Lidera Venda de Vinis do Século XXI

Miguel Grazina Barros

O lendário músico David Bowie é, até ao momento, o artista mais vendido em vinil dos anos 2000. O sucesso deve-se maioritariamente a uma campanha de reedições em vinil dos seus álbuns.

Não é novidade que nos últimos 15 anos a venda de vinis tem aumentado exponencialmente, chegando até a ultrapassar a venda de CD’s nos Estados Unidos da América. Segundo o Music Week, os discos de vinil de David Bowie foram vendidos 582.704 vezes (desde o ano 2000, calculado até 6 de Janeiro) e colocam-no à frente da única banda a ultrapassar meio milhão de unidades vendidas no formato, os The Beatles com 535.596.

Mais recentemente, o álbum perdido de David Bowie “Toy” chegou ao Top 5 do Reino Unido com grandes quantidades de vendas físicas, com o lançamento de um pack de 3 CD’s ou 6 vinis de 10”. No total, a primeira semana de vendas de “Toy” chegou às 7.400 incluindo as vendas de vinil, 5.851 box-sets de CD’s (actualmente esgotados na loja oficial), bem como 240 downloads e 304 streams equivalentes a vendas.

«Embora Bowie e Beatles não tenham entrado no Top 10 de maiores vendeores de vinil do ano passado (liderados pelo ABBA), a amplitude de seu catálogo permitiu que eles se adiantassem a vendas combinadas durante o atual momento revival de vinil», explica a Music Week.