Quantcast
Dead Combo, As Datas da Tour de Despedida

Dead Combo, As Datas da Tour de Despedida

Redacção

Lisboa, Castelo Branco, Beja, Torres Novas ou Albufeira, entre outras cidades portuguesas, recebem a despedida dos Dead Combo.

Em 2018 ficámos a saber que, infelizmente, Pedro Gonçalves estava gravemente doente. Depois dos Dead Combo terem cancelado a sua presença no Boom Festival, a banda deixou comunicado nos seus canais, afirmando ir cumprir os restantes compromissos: «Após ponderada reflexão e apesar da doença grave que afecta o Pedro Gonçalves, os DEAD COMBO decidiram, por vontade do Pedro e do Tó e de toda a banda que os acompanha na tour de apresentação do seu mais recente disco, Odeon Hotel, manter todos os restantes concertos da tour, ainda que o Pedro possa não conseguir participar nalguns deles. Nos concertos em que o Pedro não conseguir participar, será substituído por António Quintino, que já integra a formação dos DEAD COMBO nesta Tour».

A partir daqui, a banda portuguesa constituída por Tó Trips (guitarra) e Pedro V. Gonçalves (contrabaixo, kazoo, melódica e guitarras), anunciou o fim de actividade em comunicado no Facebook. Para trás ficava uma carreira iniciada em 2003, de onde brotaram alguns dos melhores discos da música nacional nas duas últimas décadas, como o último deles: “Odeon Hotel”.

Eleito pela AS para a sua lista de melhores álbuns nacionais de 2018, lê-se na apreciação: «Assim que começam a troar as baterias de “Deus Me Dê Grana” sentimos que este é o álbum mais intenso de Tó Trips e Pedro Gonçalves, quando entra o contrabaixo percebemos que é também o mais pesado, algo a que não será alheia a produção de Alain Johannes. Ao longo dos restantes temas vamos percebendo que este sexto álbum é também o melhor dos Dead Combo – o culminar de uma evolução constante, sem nunca perder de vista os pressupostos originais, estabelecidos no já longínquo “Vol.1” (2004): o rock, o fado e todos esses sons que a diáspora trouxe para Lisboa. A presença desse ilustre convidado chamado Mark Lanegan é apenas um mero detalhe neste discão». Aliás, não vale a pena esconder quão fãs da dupla somos aqui na redacção, afinal elegemos Tó Trips como um dos grandes guitarristas portugueses da última década.

Vai ser doloroso “perder” a banda. Todavia, os Dead Combo prometeram uma tour de despedida. O prometido é devido e a banda e acaba de anunciar algumas datas por todo o país. Eis as que se encontram confirmadas:

PROGRAMAÇÃO

06 & 07 Dezembro 2019 – Galeria Zé dos Bois, Lisboa – 15€
11 Janeiro 2020 – Cineteatro Avenida, Castelo Branco
25 Janeiro 2020 – Cineteatro João Mota, Sesimbra
07 Fevereiro 2020 – Cineteatro, Estarreja
08 Fevereiro 2020 – TBA
14 Fevereiro 2020 – Lisboa (TBA)
06 Março 2020 – Teatro Pax Júlia, Beja
07 Março 2020 – Teatro Virgínia, Torres Novas
21 Março 2020 – Porto (TBA)
28 Março 2020 – Auditório Municipal, Albufeira