Derek & The Dominos, O Lendário Álbum de Layla Celebra 50 Anos
Eric Clapton e a UMe/Polydor vão celebrar o 50º aniversário do lendário álbum “Layla and Other Assorted Love Songs”, dos Derek & The Dominos, com uma nova reedição em formato de coleccionador.
Esta nova reedição, em quádruplo vinil, está planeada para o próximo dia 13 de Novembro e irá incluir todos os temas do original álbum duplo remasterizadas através da técnica “half-speed”, pelo engenheiro Miles Showell, nos Abbey Road Studios.
Esta box irá incluir ainda dois discos de material bónus (masterizados em velocidade normal) e um livro 12×12 com notas retiradas da 40th-Anniversary Edition. A grande novidade, além da remasterização é que alguns dos temas bónus estarão pela primeira vez disponíveis em formato vinil.
Como nos indica o título do álbum, é aqui que se encontra a versão original da icónica canção “Layla”. Escrita com duas partes contrastantes, a primeira por Clapton e a coda, conduzida a piano por Jim Gordon, “Layla” tornou lendário o álbum “Layla And Other Assorted Love Songs”, dos Derek And The Dominos, em 1970. Muito mais por culpa da metade mais “eléctrica” em que Clapton e Duane Allman dobram e harmonizam aquela guitarrada inigualável. Podes descobrir a história da canção em detalhe, AQUI.
As lendas em torno deste disco são muitas. Em 2019, por exemplo, a ’57 Goldtop Les Paul de Duane Allman, instrumento que o falecido guitarrista usou para gravar o disco, foi a leilão e tornou-se uma das guitarras mais caras de sempre.