O mundo da música atual é totalmente focado no digital. De uma certa forma, podemos até considerar que vivemos numa era em que muitos conteúdos são disponibilizados em excesso.
Existe um enorme volume de produção musical em todo o planeta. Através da Internet, milhares de pessoas têm oportunidade de apresentar e promover os seus trabalhos online. A maioria dos músicos já não se contenta com tocar uma ou duas vezes por semana, em bares locais e tentam utilizar a Internet para conseguir realmente viver do seu talento.
Tanta diversidade de música online faz com que seja difícil para muitos excelentes músicos conseguirem a atenção que procuram. A verdade é que hoje, para se obter sucesso no mundo da música e para se poder viver desta atividade, é fundamental construir uma boa presença online.
Nesse sentido, recolhemos a opinião da Awisee, uma Agência de Marketing Digital de Lisboa sobre as melhores estratégias para os músicos obterem visibilidade online. Esta é uma empresa focada em melhorar o posicionamento e o alcance dos seus clientes no mundo digital.
Projete a imagem certa
Antes de começar a partilhar as suas músicas, é importante que faça algum trabalho preparatório. É recomendável preparar um plano de marketing antecipado. O sucesso raramente chega apenas devido a partilhas aleatórias nas redes essenciais.
O músico deve começar por ponderar sobre aquilo que o diferencia e o torna único e especial. É comum que as pessoas cedam à tentação de construir uma imagem online que não corresponde à verdade, o que futuramente é difícil de sustentar.
Ao vincar aquilo que o torna único, o músico fica mais perto de construir a sua própria audiência. Assim, todos os aspetos devem ser ponderados, começando pela imagem, mas prosseguindo para áreas como as letras, o nível de interação com o público e por aí fora,
Cada vez mais, o público prefere artistas humanos, que interagem, partilham detalhes do seu quotidiano e tiram alguns minutos para ouvir a opinião dos seus fãs.
Estabeleça ligações com outros artistas
Como em quase todas as áreas, ter uma boa rede de contactos é essencial para o sucesso. E aqui, o foco não deve ser apenas a interação através de meios digitais.
Músicos que interagem presencialmente com outros membros da sua comunidade artística terão mais probabilidades de serem convidados para participar em eventos. Além de travar conhecimento com outros músicos, procure conhecer também produtores, promotores, em suma pessoas que no futuro possam trazer oportunidades.
Para começar a ganhar notoriedade, não hesite em participar em pequenos concertos, em eventos comunitários, ou em workshops como aqueles que são organizados por entidades como a Casa da Música.
Aposte num site profissional
Ao ter o seu próprio site consegue transmitir exatamente a imagem que pretende, além de ter também um espaço onde pode partilhar informação relevante sobre a sua carreira.
Um site profissional permite partilhar vídeos ou áudios de atuações, galerias de fotografias, histórico de atuação em eventos, agenda futura de concertos e claro os seus contactos para marcação de espetáculos.
A verdade é que praticamente todos os músicos possuem contas em diversas redes sociais, mas são poucos os que têm sites de nível profissional e esse é um fator que faz toda a diferença. Para inspiração sugerimos que dê uma vista de olhos no site oficial da banda nacional icónica Xutos & Pontapés.
Além de apostar num site com um bom design, não se esqueça de garantir que o mesmo também bons conteúdos, por forma a alcançar um bom posicionamento nos motores de busca. Assim, juntamente com o design, o SEO é um fator essencial nos sites modernos.
Aproxime-se do público nas redes sociais
Muitos artistas utilizam as redes sociais como ferramenta de vaidade. Fazem sobretudo partilhas sobre aquilo que alcançam. Para criar um verdadeiro relacionamento com a sua audiência foque-se em contar a sua história e em responder aos comentários que vão sendo feitos.
Também é boa ideia partilhar alguns conteúdos exclusivos, como momentos de ensaio ou pequenos trechos acústicos.