Quantcast
FOTOREPORTAGEM Primavera Sound Porto: Alison Goldfrapp, Georgia, Holly Humberston e The Comet is Coming

FOTOREPORTAGEM Primavera Sound Porto: Alison Goldfrapp, Georgia, Holly Humberston e The Comet is Coming

Redacção
Teresa Mesquita

Vê aqui as fotoreportagens dos concertos de Alison Goldfrapp, Georgia, Holly Humberstone e The Comet is Coming no primeiro dia do Primavera Sound Porto 2023. A lente da Arte Sonora esteve lá.

O Primavera Sound Porto está de regresso à cidade para a sua 10ª edição com um recinto maior e maior lotação diária. O palco principal mudou de sítio, mais perto da entrada, havendo quem reclame que o Primavera Sound nortenho ao ter uma maior escala, perdeu também um pouco da sua autenticidade.

Segundo um estudo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e dp Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC) quase 80% dos visitantes do primeiro dia faziam a sua estreia no festival, num dia que levou muito público jovem ao Parque da Cidade – a média de idades situou-se pouco acima dos 27 anos.

Com o rapper norte-americano Kendrick Lamar como estrela maior do primeiro de quatro dias de programa, o cartaz e o cabeça de cartaz foram apontados como os principais motivos de participação dos festivaleiros: numa escala de importância medida de 1 a 5, foram avaliados em 4,4 e 4,3 respetivamente.

Ao primeiro dia, a chuva veio com intensidade, mas não demoveu a legião de fãs de Kendrick Lamar, que não se deixou fotografar. Já em 2014, no mesmo sítio, tinha dado um excelente concerto, voltando a repetir o feito em 2023, mas desta vez sozinho em palco e sem o bandão que o acompanhava. Na setlist não ficaram de fora temas como “HUMBLE.”, “Bitch, Don’t Kill My Vibe”, “DNA”, “Loyalty”, ou as músicas colaborativas como “Nosetalgia” de Push T e “Sidewalks” de The Weeknd.

Alison Goldfrapp veio substituir FKA Twigs, anteriormente anunciada. A vocalista do duo de música eletrónica Goldfrapp aventurou-se agora na sua carreira a solo, com o álbum “The Love Invention”. Com 11 faixas, o disco mostra inconfundivelmente o trabalho da artista como autora pop, uma boa combinação de uma artista madura com uma curiosidade aguçada pelo novo. Vê a fotoreportagem em baixo.

Ao final da tarde, no palco Vodafone, actuou Georgia, apresentando-se sozinha em palco e com as suas baquetas em riste. Produz, compõe e toca mil instrumentos. No seu som, a pop impera, mas vem recheada de estilos como dub, ragga, grime ou punk. No Porto, apresentou músicas do seu novo álbum “Euphoric”, que será editado em Julho e para o fim, não podia faltar “Running Up that Hill (A Deal with God)”, versão de Kate Bush que lançou em 2020.

De seguida e no mesmo palco, a lente da Arte Sonora foi até ao concerto da jovem Holly Humberstone tendo apresentado o seu EP de estreia, “Can You Afford to Lose Me?”.

Os ingleses The Comet is Coming subiram ao palco Vodafone entre os concertos de Kendrick Lamar e Baby Keem, que também não se deixou fotografar pela imprensa. O trio formado por Shabaka Hutchings, Dan Leavers e Max Hallett são donos de sonantes temas que incorporam elementos do jazz, electrónica, funk e rock psicadélico.