Gibson Processa Dean Guitars

Gibson Processa Dean Guitars

Nero

A Gibson pede avultadas indemnizações à Armadillo Distribution Enterprises, empresa que controla a Dean Guitars e a Luna Guitars, além da ddrum.

No fim-de-semana passado, Mark Agnesi surgiu num vídeo a ameaçar meio mundo, afirmando que a Gibson não iria estar com meias medidas a proteger o seu legado. O vídeo criou bastante polémica e a marca acabou por eliminá-lo do YouTube e redes sociais, não adiantando qualquer comunicado oficial. Agora, acaba de surgir a notícia de que a Gibson vai processar a Dean e a Luna Guitars (marcas interligadas) em vários milhões de dólares.

A notícia foi avançada pela Guitar.com, que refere que a Gibson alega infracções de marca registada, competição desleal e diluição de marca por parte da Armadillo Distribution Enterprises.

A Gibson destaca abusos em relação a sete patentes suas, incluindo os formatos Flying V, Explorer, ES e SG, o design de cabeça ‘Dove Wing’, o nome ‘Hummingbird’ e a marca registada ‘Moderne’. E acusa ainda, no processo, a Armadillo de sugerir que a Dean e a Luna Guitars estão de algum modo ligadas à Gibson.

O processo contra a Dean Guitars (empresa fundada em 1977, altura em que surgiram também os primeiros modelos da marca) já teria sido avançado no final de Maio, tendo sido revisto no passado dia 06 de Junho, uma semana antes das ameaças de Agnesi.

A Guitar.com refere ainda que a Gibson já tinha intimado por carta a Dean Guitars a cessar actividade, em Outubro de 2017, ainda Henry Juskiewicz era o CEO da empresa, mas não tinha tomado qualquer outra iniciativa, até agora, já sob o comando de JC Curleigh. Os milhões de compensação exigidos pretendem penalizar lucros da Armadillo e indemnizar a Gibson por danos na reputação, além dos custos da acção legal.

A Gibson poderá ainda exigir indemnizações por cada uma das marcas registadas que foram alvo de infracção, 2 milhões por cada uma, totalizando 14 milhões.

EDIT: A Armadillo já reagiu em defesa das suas marcas. Lê aqui o comunicado oficial.