Novo Recorde de Guns N’ Roses

Novo Recorde de Guns N’ Roses

Redacção

Os Guns N’ Roses igualaram uma marca que só Metallica, Journey, Pink Floyd, Bob Marley, Johnny Matis e o musical My Fair Lady detinham.

Os Guns N’ Roses passaram a possuir um álbum que ultrapassou as 400 semanas de residência na tabela Billboard 200. Impulsionado, certamente, pela digressão de reunião (a Not In This Lifetime Tour passou recentemente por Lisboa), o álbum “Greatest Hits” foi o responsável pela proeza.

A compilação com os maiores êxitos da banda estreou-se na Billboard 200 (contagem apenas das vendas no território norte-americano) na altura da edição, em Abril de 2004, e permaneceu aí durante 138 semanas consecutivas. Tornou a surgir na tabela em Dezembro de 2009, como consequência da decisão da Billboard em permitir a contagem de títulos de fundo de catálogo. Após essa decisão o álbum tem vindo a surgir esporadicamente no Top 200.

O álbum, que nem é o mais vendido dos Guns N’ Roses (um título que permanece com “Appetite For Destruction”), conseguiu tornar-se um dos sete discos que conseguiram tal proeza. Os outros são “Dark Side Of The Moon”, dos Pink Floyd, que tem a impressionante marca de 927 semanas, “Johnny’s Greatest Hits” (490 semanas), de Johnny Matis, o álbum gravado pelo elenco original do musical “My Fair Lady” (480 semanas), também a compilação “Legend”, de Bob Marley & The Wailers (471 semanas), o “Greatest Hits” dos Journey (462 semanas) e os Metallica que, tal como os Pink Floyd, conseguiram o feito com um álbum de inéditos: o disco homónimo, alcunhado de “The Black Album” (432 semanas).