O novo projeto será o 8º álbum de originais do grupo londrino, com lançamento a 19 de Agosto pela Domino.
“Freakout/Release” será o título do novo álbum dos Hot Chip, uma banda com duas décadas de carreira e que continua a inovar com a sua música criativa e eufórica. Liricamente, o novo álbum abrange temas mais pesados e sombrios que o catálogo anterior da banda, usando esses sentimentos para emergir novamente como uma verdadeira unidade criativa, com os seus olhares positivamente fixos no futuro que se avizinha. “Freakout/Release” foi composto e gravado no novo estúdio dos Hot Chip em Londres “Relax & Enjoy”, um espaço criativo que Al Doyle montou antes e durante o primeiro ano da COVID-19.
O estúdio foi essencial para o desenvolvimento de um álbum vibrante e completo, marcando a primeira vez que os Hot Chip trabalharam num novo disco todos juntos, reunidos na mesma sala, após a sua digressão de 2019 “A Bath Full Of Ecstasy”.
Aproveitando a irreplicável energia ao vivo dos Hot Chip e aplicando-a ao estúdio, a banda sentiu-se particularmente inspirada pelo seu cover de “Sabotage” dos Beastie Boys, agora um ícone nas suas setlists: “A ideia de estar fora de controlo está sempre presente na música de dança, de forma positiva”, explica Doyle.
“Down” é a primeira canção em que a banda trabalhou para o disco, ancorada em torno de uma sample em loop de “More Than Enough” (Universal Togetherness Band), dando início ao processo de escrita do álbum e culminando numa explosão de energia. O videoclipe realizado por Douglas Hart e Steve Mackey funde luzes estroboscópicas, soldaduras metálicas e imagens distorcidas da banda ao lado de uma referência a The Shining.
Os Hot Chip têm passagem marcada em Portugal, no festival Super Bock Super Rock em Lisboa, a 15 de Julho.