Inteligência artificial no novo vídeo dos D’Alva

Inteligência artificial no novo vídeo dos D’Alva

Redacção

“Sabes que não” é o novo tema original dos D’Alva e já tem videoclipe, realizado com recurso à inteligência artificial. Esta foi uma das 20 canções seleccionadas para integrar a colectânea “Inéditos Vodafone”, que será editada no próximo dia 17.

A ideia para o vídeo surgiu da necessidade de criar algo num espaço curto de tempo e sem acesso aos recursos típicos devido ao vírus. Após alguma pesquisa, a banda encontrou uma plataforma desenhada justamente para músicos e que, através de inteligência artificial, analisa o áudio e edita um vídeo através de um extenso banco de centenas de milhar de clips, permitindo também o upload de vídeos próprios.

«Reagimos de forma muito imediata aos clips que acabámos por usar, mas quisemos dar ainda mais o nosso cunho e integrá-los numa narrativa nossa, por isso acabámos por fazer um híbrido em que deixámos a inteligência artificial criar uns 10 edits diferentes, escolhemos os melhores e fechámos a edição, com imagens captadas posteriormente», explicam os D’Alva.

“Sabes que não” foi uma das 20 canções seleccionadas para integrar a colectânea “Inéditos Vodafone”, que terá data de edição no próximo dia 17, com selo da Sony Music. Esta iniciativa surgiu no âmbito do movimento Portugal #EntraEmCena e teve como objectivo desafiar os músicos nacionais a comporem uma canção original, nunca antes editada ou divulgada. Foram avaliadas perto de 400 candidaturas e foram 20 as canções seleccionadas. As mesmas tiveram a sua estreia na Vodafone FM e serão agora editadas numa colectânea, com uma futura actuação ao vivo, assim que as circunstâncias o permitirem.

Entre as bandas seleccionadas encontram-se Meera, com “Bring It Up”, Iguana Garcia, com “Ponto de Fuga”, ou Holy Nothing & Rompante, com “In Your Mind”.

EGITANA