Jim Dunlop Sr. RIP

Jim Dunlop Sr. RIP

Nero
jimdunlop.com

Jim Dunlop Sr., um dos impulsionadores do wah-wah, morreu.

Os músicos estarão mais familiarizados com Jim Dunlop, mas bastará referir que foi ele e a sua marca que estiveram na origem do “Cry Baby”, o pedal wah-wah mais famoso do mundo e uma das grandes invenções na história da música moderna, para que qualquer um consiga perceber o quão determinante Jim e a Dunlop foram para a música popular. A Dunlop Manufacturing foi fundada em 1965, quando Jim Dunlop, um engenheiro químico de formação, começou a trabalhar nas suas criações, a partir de casa.

Responsável por outros pedais lendários, ainda que mais obscuros para o grande público, como o phaser Uni-Vibe ou o Fuzz Face, a Dunlop Manufacturing cresceu até incluir no seu grupo marcas como a MXR ou a Way Huge. São incontáveis os pedais que ganharam lugar entre os favoritos de vários guitarristas, como os modelos MXR Echoplex. A MXR e Way Huge apresentaram várias novidades na NAMM 2019, destacando-se o tributo aos Green Day.

Os relatos da morte de Jim Dunlop começaram a surgir ao longo do dia e foram confirmados pela American Musical Supply, num post no seu Facebook oficial. Procurando confirmar tão triste anúncio, foi possível apurar que o seu filho, Jim Dunlop Jr. publicou ontem na sua conta na mesma rede social uma fotografia do pai, em jeito de despedida. As causas da morte ainda estão por apurar. Daremos mais detalhes assim que possível.