Quantcast
Lars Ulrich: Motörhead Uniu Punks, Skinheads e Metaleiros

Lars Ulrich: Motörhead Uniu Punks, Skinheads e Metaleiros

Redacção

Nos 40 anos de “Ace Of Spades”, o baterista dos Metallica prestou homenagem ao poder unificador do Motörhead, afirmando que a banda liderada por Lemmy uniu punks, skinheads e metaleiros.

«Havia uma honestidade nos Motörhead. Os putos da minha geração… adorávamos os Led Zeppelin, adorávamos os Kiss, adorávamos todas estas bandas diferentes, mas eram personagens maiores do que a vida. Já os Motörhead eram os tipos do lado, os tipos do bar. Os Motörhead eram os nossos amigos. Os Motörhead eram quem nós éramos», afirmou Lars Ulrich numa entrevista à revista Classic Rock, que celebra, no seu mais recente número, os 40 anos do álbum “Ace Of Spades”.

«A única coisa que era diferente nos Motörhead era que eles uniam pessoas de todos estes géneros diferentes. Em 1980, o mundo da música era muito mais segregado do que é agora. Por isso, se fosse um tipo do heavy metal, havia um olhar particular, um uniforme. Se fosse um miúdo punk, era o mesmo, ou um miúdo alternativo, se gostasse da Joy Division ou o que quer que fosse. Tudo era muito segregado, especialmente em Inglaterra. Portanto, todos estes punks, skinheads, miúdos alternativos e miúdos de metal… todos adoravam Motörhead».

«Numa época de divisão e segregação do tipo ‘Vai-te f****, não podes estar no meu grupo’ ou ‘Vamos bater uns nos outros, estilo hooligan do futebol’, os Motörhead foram a primeira banda a realmente unir fãs de todos estes diferentes géneros. Eles acabaram com toda essa divisão. Essa é uma peça importante a recordar na história dos Motörhead», nota o baterista dos Metallica.

“Ace Of Spades” foi gravado no Verão de 1980 e editado originalmente a 08 de Novembro do mesmo ano. Em qualquer lista de “melhores álbuns rock”, este é um trabalho de referência obrigatória e de enorme consensualidade, sendo ainda o trabalho em que toda a gente percebeu que a banda jamais trocaria o seu estilo e substância por modas. Pelo menos, essa é a opinião da AS. Lê a nossa review a este emblemático disco.

No passado dia 08 de Maio, celebrou-se online o 40º aniversário do álbum. Nessa ocasião foi estreado um novo vídeo para a title-track.


arda