Quantcast
Layne Staley, As Canções Perdidas

Layne Staley, As Canções Perdidas

Nero

Há canções inéditas de Layne Staley que podem ganhar vida. Jesse Holt desafiou Mike McCready para terminar os arranjos.

Desde o final do ano passado que tem vindo a crescer a ideia de editar canções inéditas de Layne Staley. Canções que o músico escreveu e gravou demos vocais. A mãe do músico, Nancy McCallum afirma, em entrevista com a Alternative Nation, que não existe qualquer material, mas Jesse Holt diz o contrário e há vozes que corroboram a ideia. Vozes como a de David de Sola.

O autor de “Alice In Chains: The Untold Story”, também comenta sobre a autenticidade das canções no seu website: «Layne não teria mais de 21 anos quando gravou estas canções. Este material é anterior a Alice In Chains – “Facelift” só foi editado em Agosto de 1990». Um dos temas é “Things You Do”, há algum tempo exposta online, com as vozes gravadas no final dos anos 90, mas cuja cversão inédita é diferente e mais antiga que actual leak.

David de Sola explica: «Lírica e musicalmente é a mesma canção. Esteticamente, as vozes de Layne diferem muito de qualquer trabalho feito anteriormente. Na versão de 1997 (a que existe online), ele soa indiferente, sem pujança ou sentimento na interpretação. Jason Buttino que tem as gravações de ambas as versões atribui a mudança ao facto de que a segunda versão foi gravada um ano após a morte de Demri. Buttino chegou a comentar com Jesse Holt que teve que aumentar muito o nível de sinal das vozes na mistura, na versão de 1997, pois a sua voz estava bastante suave e apagada».

Foi precisamente Jesse Holt, que possui os temas, que pediu auxílio a Mike McCready para terminar de arranjar as canções. O músico e produtor de Seattle deixou mesmo uma mensagem no Twitter ao guitarrista de Pearl Jam, garantindo que McCready iria adorar vários dos temas. Holt deixou ainda um excerto da demo de uma das canções, intitulada “Daily Bread” (podem ouvir no player em baixo).

O maior obstáculo parece ser obter permissão dos Alice In Chains para a edição do material. Jesse Holt fala num processo legal que decorre entre a banda e os donos do espólio de Layne. O produtor diz: «Sem poder usar o nome de Layne o projecto não tem uma forma legal de poder ser promovido com efectividade. Tenho algumas ideias para a edição das canções, mas a última vez que falei com os detentores dos bens fui informado que há um processo legal pendente com a banda (Alice In Chains) e que, por isso, não iriam atribuir direitos legais sobre qualquer assunto relativo ao Layne».