Luísa Sobral Celebra 10 Anos de Carreira em 2021

Luísa Sobral Celebra 10 Anos de Carreira em 2021

Redacção

Álbum de estreia de Luísa Sobral foi lançado há 10 anos. Em Abril, no festival “Live at Moby Dick Records”, dentro da Munin.Live, há concerto para celebrar.

Luísa Sobral assinala hoje o décimo aniversário do seu primeiro álbum, o aclamado The Cherry on My Cake, lançado no dia 14 de Março de 2011, quando a artista tinha apenas 24 anos. O álbum foi um êxito imediato em Portugal, ocupando os lugares cimeiros dos tops de vendas durante várias semanas e acabando mesmo por chegar a Disco de Platina daquele ano.

O estrondoso sucesso junto do público e da crítica deu lugar a uma extensa digressão nacional e internacional. No período que se seguiu, Luísa tocou nos Festivais de Jazz de Cartagena, de Barcelona e de Londres, abriu para Ute Lemper na Union Chapel (Londres) e para Melody Gardot ao longo de uma digressão na Alemanha. O ano culminou com uma atuação no mítico programa da BBC ‘Later…with Jools Holland’.

Luísa Sobral é hoje uma das mais importantes compositoras e cantoras da nova geração de músicos portugueses. Desde 2011, lançou mais quatro álbuns aclamados pela crítica – There’s a Flower in my Bedroom (2013), Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa (2014), Luísa (2016) e Rosa (2018) – e compôs para artistas como António Zambujo, Ana Moura, Gisela João e para o irmão Salvador Sobral, numa parceria cujo resultado é conhecido de todos os portugueses, a canção Amar Pelos Dois, vencedora do Festival da Eurovisão em 2017.

Luísa continua a ser uma presença assídua em palcos nacionais e internacionais, com digressões de Norte a Sul de Portugal e por países tão variados como Israel, Marrocos, África do Sul, Namíbia, Zimbabué, Botswana e Brasil. Em 2019, estreia-se na Austrália – no prestigiado Festival WOMAD em Adelaide – e no Japão.

Em 2020, Luísa volta a expandir os seus horizontes criativos e cria o inovador O Avesso da Cançãopodcast onde conversa com grandes nomes da música portuguesa sobre a arte da escrita de canções. A primeira temporada, que contou com convidados como Jorge Palma, Tim, Tiago Bettencourt ou Carolina Deslandes, contabilizou mais de 45 000 ouvintes e foi considerado o podcast de música mais ouvido em Portugal no mês de Fevereiro de 2021. A segunda temporada será anunciada brevemente.

O próximo concerto de Luísa Sobral, incluído no ciclo Live at MobyDick Records, será realizado por streaming já no próximo dia 10 de Abril, pelas 21:00. Os bilhetes já estão à venda.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA