Máquina do Tempo: The Beatles no Cinema São Jorge

Máquina do Tempo: The Beatles no Cinema São Jorge

António Maurício

Neste folheto de 1965, o Cinema São Jorge, em Lisboa, publicitou a banda inglesa como «Cabeludos!… Desgrenhados!… Mas Com um Ritmo dos Diabos!!!».

Os Beatles criaram e desenvolveram um fenómeno musical que se alargou por todas as partes do mundo. Activos entre 1960 e 1970, John LennonPaul McCartneyGeorge Harrison e Ringo Starr são considerados por muitos, a banda mais influente na história da música. Além da produção de álbuns, também foram personagens principais em produções cinematográficas.

O filme “A Hard Day’s Night”, lançado em 1964, durante o pico de popularidade da banda (a chamada Beatlemania), foi criado como uma comédia musical. O longa-duração apresentava a vida dos quatro membros e foi um enorme sucesso de bilheteira. Em Portugal, a estreia aconteceu no Cinema São Jorge, em Março de 1965. “Os 4 Cabeleiras do Após-Calypso”, título do filme em Portugal, após tradução, foi apresentado no cinema português e algumas da publicidades foram digitalizadas e imortalizadas.

Os folhetos publicitários da programação do São Jorge imortalizaram o evento e oferecem uma visão nostálgica de um momento clássico em Portugal. Os The Beatles nunca tocaram em Portugal, mas a estreia do “A Hard Day’s Night” foi oficial e talvez tenha sido a experiência intima mais relevante com o público lusitano. Vê os folhetos abaixo.