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Fotoreportagem MEO Kalorama 2022: A Potência Legendary Tigerman, os Gigantes Ornatos Violeta e o Romântico Tiago Bettencourt

Fotoreportagem MEO Kalorama 2022: A Potência Legendary Tigerman, os Gigantes Ornatos Violeta e o Romântico Tiago Bettencourt

Miguel Grazina Barros
Inês Barrau

O novo festival lisboeta MEO Kalorama contou com a presença de alguns dos nomes portugueses mais acarinhados pelo público.

No segundo dia de MEO Kalorama, Paulo Furtado aka Legendary Tigerman subiu ao palco principal onde entregou uma performance cheia de atitude e rock & roll. Tigerman não se acanha das suas raízes no blues, soul e R&B, começando o concerto com “The Saddest Girl on Earth”, o tema carregado de sentimento em cada nota de slide guitar mas com um refrão cheio de distorção – evidencia de imediato a dinâmica em que Paulo Furtado encontra o conforto, ora uma pseudo-balada blues com uma sensibilidade quase sussurante, ora nos gritos que exaltou enquanto passeou brevemente junto ao público. Ainda houve tempo para uma bela rendição de “These Boots Are Made for Walkin”, terminando o concerto efusivamente com “21st Century Rock ‘n’ Roll” – a potente canção que resume a sua performance da melhor maneira, exclamando “Rock & Roll!” como um grito de guerra e convertendo cada espectador num verdadeiro descendente do rock.

Manel Cruz e a troupe Peixe, Elísio Donas, Nuno Prata e Kinörm estão de volta aos palcos e actuaram no último dia do MEO Kalorama. O palco principal foi o décor acertado – não poderia deixar de ser assim, falamos de Ornatos Violeta, uma das mais importantes bandas portuguesas, e sempre que há a oportunidade de os ver ao vivo seria sacrilégio perder o momento. “O Monstro Precisa de Amigos”, disco incontornável de 1999 foi o suficiente para afirmar que as suas canções são intemporais, importantes e relevantes em pleno 2022. A relação entre a banda e a plateia é simbiótica, ambos dão tudo o que têm durante uma hora que podia estender-se a várias. Arrancando com “Coisas”, passando por “Deixa Morrer”, “Tanque”, o êxito no meio de êxitos “Dia Mau” com a linha de sintetizador gingona, e (claro) “Ouvi dizer”. Manel Cruz entregou-se – literalmente – de braços abertos ao público, e mal podemos esperar para repetir.

A preceder os Ornatos Violeta, Tiago Bettencourt abriu o palco MEO no último dia de Kalorama, acompanhado de João Hasselberg e o guitarrista Tiago Branco de cadeira de rodas com uma perna engessada, mas nem por isso lhe faltou energia. Pelas 17h o sol ainda pairava abertamente sobre o parque da Bela Vista, incentivando a um concerto bem disposto e leve conduzido por um romântico assumido – “Se me deixasses ser”, “Carta”, uma rendição de “Canção de engate” – o clássico original de António Variações – “O jardim” e um outro êxito para o fim “Morena”.


arda