Miramar [Frankie Chavez e Peixe] em Tour por Itália

Miramar [Frankie Chavez e Peixe] em Tour por Itália

Redacção

O projecto Miramar, que junta os guitarristas Frankie Chavez e Peixe, arranca hoje, 21 de Julho, uma digressão que vai passar por vários festivais de Verão em Itália.

O primeiro concerto acontece hoje, 21 de Julho, no festival Musicastrada, em Calcinaia, na região da Toscana. Até dia 24, a dupla irá ainda actuar a 22 no Esterno Notte Festival, em Varese (na região da Lombardia), a 23 no Spiagge Soul Festival, em Ravena (Emilia-Romanha), e, finalmente, a 24, no San Severino Blues Festival, em San Severino Marche (Marcas).

Recorde-se que os Miramar divulgaram recentemente “Brower”, tema de avanço do segundo álbum, “Miramar II”, com edição prevista para o início de 2022.

Peixe (Pedro Cardoso) e Frankie Chavez (Francisco Chaves) – ainda antes de se chamarem Miramar – tocaram juntos em 2017, a convite da série de concertos Guitarras ao Alto, no Alentejo, pensada para duos inéditos de guitarra. A propósito desse convite, os músicos refugiaram-se durante dois dias numa casa em Miramar, a trabalhar em canções para os concertos de Guitarras ao Alto. Meses depois levaram esse trabalho para estúdio, resultando assim no primeiro álbum, homónimo, editado em 2019.

«A sintonia que se criou ali [em Miramar] foi tão profunda que gerou essa produtividade imensa. Foi potenciada com o processo, de ir comer à beira-mar, jogar um pingue-pongue. Foi um ambiente acolhedor, foi muito descontraído», explicou Peixe aquando do lançamento do álbum.

Em “Miramar”, os dois músicos tocam várias guitarras, incluindo guitarra portuguesa, eléctrica e weissenborn (slide guitar). Confere o cartaz da mini-tour italiana e o vídeo para o mais recente single da dupla portuguesa, “Brower”.

EGITANA