Quantcast
Orquestra Ouro Preto Celebra 30 Anos de “Nevermind” Com Concerto Online Gratuito

Orquestra Ouro Preto Celebra 30 Anos de “Nevermind” Com Concerto Online Gratuito

Redacção

Concerto da Orquestra Ouro Preto será transmitido no YouTube no dia em que o seminal álbum dos Nirvana completa três décadas.

A Orquestra Ouro Preto apresenta no dia 24 de Setembro, no Brasil, um concerto totalmente dedicado ao emblemático álbum da banda de Seattle, que nesse mesmo dia completa 30 anos.

O espectáculo estreia «repertório repleto de guitarras distorcidas e surpresas e mistura música e intervenções cénicas» e será transmitido ao vivo no YouTube a partir das 0h30 de Portugal Continental, portanto, de sexta (24) para sábado (25).

Lançado há 30 anos, “Nevermind” mudou completamente o rumo do rock. Além de símbolo da cultura pop dos anos 1990, o segundo LP dos Nirvana é também um dos trabalhos mais marcantes da cena grunge, que ainda abrigou bandas como Pearl Jam, Alice in Chains ou Soundgarden.

A ideia de orquestrar o disco partiu do Maestro Rodrigo Roffolo, grande fã da banda de Seattle que, em comunicado de imprensa, afirmou: «“Nevermind” vai muito para além da música, representou toda uma geração que precisava extravasar os seus sentimentos. Três rapazes fizeram aquela barulheira toda, que nada mais é do que a voz da juventude daquela época. Acho a música deles muito impactante».

Com o título “Ópera Grunge em 13 (Hi)atos”, o concerto conta com arranjos de Leonardo Gorosito, e promete honrar faixas como “Smells Like Teen Spirit”, “Come as You Are”, “Lithium” e “In Bloom”. A ópera-grunge será tocada e encenada em 13 actos, incluindo todas as faixas do álbum. Os acordes de violinos e violoncelos vão misturar-se com o som da bateria, guitarra e baixo de um rock baseado em contrastes dinâmicos, entre versos calmos e barulhentos, e refrões pesados, característicos da música dos Nirvana.

Esta não será a primeira vez que a Orquestra Ouro Preto faz incursões na música não-clássica, depois ter mergulhado na pop dos A-Ha, no rock dos Rolling Stones e no jazz de Duke Ellington.