Quantcast
Pink Floyd: Chegou a vez de “Atom Heart Mother” receber uma reedição especial

Pink Floyd: Chegou a vez de “Atom Heart Mother” receber uma reedição especial

Comunicado de Imprensa

Os Pink Floyd continuam a reeditar os seus álbuns. Em Dezembro chega a reedição “Atom Heart Mother”.

No dia 8 de dezembro o álbum “Atom Heart Mother” dos Pink Floyd será lançado numa edição especial de 2 discos numa embalagem de cartão de 7 polegadas, contendo o álbum “Atom Heart Mother” em CD e um disco Blu-ray com imagens de “Atom Heart Mother” (Suite) tocada no Hakone Aphrodite Festival, Japão, em agosto de 1971 – originalmente lançado como parte da caixa “The Early Years”. O filme foi recuperado a partir de uma cassete original da época recentemente descoberta. Inclui também um minidocumentário com detalhes da estadia dos Pink Floyd no Japão.

Esta edição especial, que foi exclusivamente lançada no Japão em 2021, contém muita memorabilia como um livro de 60 páginas com fotos raras e inéditas e réplicas do folheto, do bilhete de acesso e do mapa do recinto do Festival bem como do cartaz promocional do concerto de Osaka.

As imagens existentes dos Pink Floyd no Hakone Aphrodite resultam da filmagem da atuação da banda enquanto interpretava o tema “Atom Heart Mother” num total de 16 minutos. Os pormenores sobre o paradeiro do filme original e sobre como foi filmado foram um mistério durante muito tempo, mas decorridos quase cinco décadas, o filme de 16 mm original foi descoberto na garagem de um fã. Depois de um processo meticuloso de digitalização, restauro e remasterização, o vídeo vai ficar finalmente disponível em todo o mundo.

Há mais de 50 anos, o primeiro festival de rock ao ar livre do Japão, o “Hakone Aphrodite”, decorreu num espaço criado para o efeito junto do lago Hakone Ashinoko, nos dias 6 e 7 de agosto de 1971. Os Pink Floyd, com o seu primeiro concerto de sempre no Japão, foram cabeças de cartaz. O “Hakone Aphrodite” que tinha aspirações a ser o Woodstock japonês, convidou muitos artistas internacionais e foi o primeiro festival de rock para muitos fãs japoneses.

Esta edição especial contém não só as filmagens originais ao vivo (com áudio do concerto), mas também filmagens dos bastidores da banda, das deslocações entre o aeroporto, o hotel, a conferência de imprensa, o comboio de alta velocidade, a montagem do espetáculo e obviamente de lindas paisagens japonesas.

Na altura deste concerto histórico, os Pink Floyd tinham acabado de editar “Atom Heart Mother” (em outubro de 1970), e estavam prestes a editar “Meddle” (em novembro de 1971). Os Pink Floyd que foram a última banda a atuar fechando assim o festival, além de “Atom Heart Mother” tocaram outras cinco canções, incluindo “Careful With That Axe, Eugene”, “A Saucerful Of Secrets” e “Echoes”, de “Meddle.” Infelizmente, não foram descobertas filmagens oficiais destas interpretações. O mítico e fantástico concerto da banda, realçado pelos inesperados efeitos da natureza – as brumas que saíram do lago durante a atuação – foi falado durante muitos anos. A banda usou colunas de som enormes que não eram comummente vistas no Japão, e julga-se que terão influenciado imenso a produção áudio e cenográfica japonesa.