Quantcast
Pink Floyd Lançam “Hey Hey Rise Up” em Formato Físico

Pink Floyd Lançam “Hey Hey Rise Up” em Formato Físico

Redacção

As receitas obtidas com as vendas deste disco serão doadas a um fundo que está a ajudar uma das maiores crises humanitárias da história da Ucrânia, o “Ukraine Humanitarian Relief Fund”.

Os Pink Floyd lançarão duas versões físicas de “Hey Hey Rise Up”, o seu primeiro em mais de 25 anos.

O single, que foi lançado digitalmente em abril em apoio ao povo da Ucrânia e foi #1 em 27 países, estará disponível em single 7” e CD single. Ambos os formatos também apresentarão uma nova versão de “A Great Day For Freedom” retirada do álbum de 1994, “The Division Bell”. O single estará disponível em 15 de Julho.

O tema traz David Gilmour e Nick Mason acompanhados por Guy Pratt, baixista de longa data dos Pink Floyd,  Nitin Sawhney nos teclados e apresenta uma performance vocal extraordinária de Andriy Khlyvnyuk da banda ucraniana Boombox.

A faixa a 30 de Março usa a voz de Andriy retirada de um post do seu Instagram onde se vê e ouve Andriy cantando na Praça Sofiyskaya de Kiev. A música em si, “The Red Viburnum In The Meadow”, é uma empolgante canção de protesto ucraniana escrita durante a primeira guerra mundial que foi adotada em todo o mundo como bandeira de protesto contra a invasão da Ucrânia. O título da música dos Pink Floyd é retirado do final da letra da canção que se se traduz como “Hey Hey Rise up and joy”.

Para o Lado B desta edição limitada, David Gilmour revisitou o tema “A Great Day For Freedom” originalmente incluído no álbum “The Division Bell, retrabalhando a música a partir das fitas originais que têm Nick Mason na bateria e Richard Wright nos teclados, juntamente com os backing vocals de Sam Brown, Claudia Fontaine e Durga McBroom. A faixa foi composta por Gilmour com a letra a ser assinada por ele próprio e Polly Samson. Em 1994, falando sobre esta música, Gilmour disse: «Houve um momento maravilhoso de otimismo quando o muro de Berlim caiu – a libertação da Europa Oriental do lado não democrático do sistema socialista. Mas o que eles têm agora não parece ser muito melhor. Novamente, estou bastante pessimista sobre tudo isso. Eu meio que desejo e vivo na esperança, mas tendo a pensar que a história se move em um ritmo muito mais lento do que pensamos. Eu sinto que a mudança real leva muito, muito tempo

Falando sobre a inspiração para ‘Hey Hey Rise Up’, Gilmour comentou: «Qualquer guerra, mas particularmente uma guerra que é iniciada por uma superpotência mundial contra uma nação democrática independente, deve gerar em simultâneo enorme raiva e frustração. Como eu disse antes, tenho uma pequena ligação aquele país; a minha nora é da Ucrânia. E a banda Boombox são ucranianos que eu já conhecia, não bem, mas de algum tempo atrás. É uma coisa extremamente difícil, frustrante e irritante que um ser humano possa ter o poder de entrar em outra nação democrática independente e começar a matar a população. É apenas obsceno a um ponto que está além da minha crença

A capa do single apresenta uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, do artista cubano Yosan Leon. Esta imagem é uma referência direta à mulher que foi filmada para uma reportagem que deu a volta ao mundo dando sementes de girassol aos soldados russos enquanto lhes dizia para eles as colocarem nos bolsos para que, quando morrerem, os girassóis crescessem.