Celebração dos 60 anos da Orquestra Gulbenkian Com Portas Abertas
O evento comemorativo terá lugar no dia 16 de Outubro pelas 14h com entrada gratuita.
Sessenta anos depois do primeiro concerto público da Orquestra Gulbenkian, realizado no Teatro Nacional D. Maria II a 22 de Outubro de 1962, a Fundação Gulbenkian abre as suas portas para um dia de celebração com concertos, recitais, visitas aos bastidores, encontros com os músicos e atividades educativas para todas as idades.
Neste dia comemorativo, o público terá a oportunidade de conhecer melhor os diferentes músicos e naipes da Orquestra Gulbenkian, participando em conversas e assistindo a atuações em “Música Falada”; descobrir os “Caminhos secretos da Orquestra” com visitas aos bastidores do Grande Auditório, aos arquivos da Orquestra, camarins dos músicos e às áreas técnicas; participar na “Orquestrália – Oficina para crianças e famílias”, um atelier musical de exploração sensorial, sonora e criativa ou desvendar o “Código secreto dos músicos”, numa curta aula de formação musical dirigida a todas as pessoas, com ou sem conhecimentos musicais.
Ao encerrar o dia, realiza-se o concerto comemorativo no Grande Auditório, sob a direção de Lorenzo Viotti. O Maestro Convidado Principal dará nova prova da sua profunda cumplicidade com a Orquestra e o Coro Gulbenkian, dirigindo a Sonata para Clarinete n.º 1, com a participação do notável clarinetista Andreas Ottensamer, e as obras Canção do Destino e a Sinfonia n.º 3 de Brahms. O programa inclui ainda o Agnus Dei do compositor letão Pēteris Vasks.
Ainda no âmbito das celebrações dos sessenta anos da Orquestra Gulbenkian, os agrupamentos residentes da Fundação Gulbenkian partem a 20 de outubro para uma digressão internacional no centro da Europa, onde actuarão nas prestigiadas salas Musikverein (Viena), Isarphilharmonie (Munique) e Kölner Philharmonie (Colónia). Sob a direção de Lorenzo Viotti e ainda na companhia do clarinetista Andreas Ottensamer, o Coro e a Orquestra Gulbenkian interpretarão obras de Johannes Brahms, Felix Mendelssohn e Pēteris Vasks.
Visita o site da Gulbenkian para conheceres a programação completa.