Quantcast
R.I.P. Don Everly [Everly Brothers]

R.I.P. Don Everly [Everly Brothers]

Redacção

Don Everly, o irmão mais velho dos Everly Brothers, morreu na sua casa em Nashville. Tinha 84 anos.

Don Everly morreu no sábado, 21 de Agosto, relata o The Los Angeles Times. Um porta-voz da família confirmou a morte do músico àquele jornal, embora a causa da morte não tenha sido indicada.

«Don vivia pelo que sentia no seu coração», escreveu a família na sua declaração ao Times. «Don expressou o seu apreço pela capacidade de viver os seus sonhos … com a sua alma gémea e esposa, Adela, e partilhando a música que o tornou um Everly Brother».

Vários artistas têm partilhado tributos a Don Everly nas redes sociais, incluindo Brian Wilson, Nancy Sinatra e Dave Davies dos Kinks. Wilson escreveu sobre a «grande influência dos Everly Brothers nos Beach Boys», acrescentando: «Aprendemos muito com as suas belas harmonias».

A dupla de Don e Phil Everly subiu ao auge da sua popularidade nos finais dos anos 1950 e 1960, chegando a quase três dúzias de canções na tabela de singles Hot 100 da Billboard. Conhecidos pelo seu rock’n’roll com tons country, os Everly Brothers influenciaram artistas como os Beatles, os Beach Boys e Simon & Garfunkel. Em 1986, foram dos primeiros 10 artistas a serem admitidos no Rock and Roll Hall of Fame.

Isaac “Don” Everly nasceu em Brownie, Kentucky, em 1937, mas passou a maior parte da sua infância em Shenandoah, Iowa. O seu pai Phillip Everly era um mineiro de carvão transformado em músico que tocava guitarra no seu próprio programa de rádio. Em 1945, Don e Phil começaram a cantar no ar como “Little Donnie” e “Baby Boy Phil”. Em 1956, o duo gravou o seu primeiro single “Keep a-Lovin’ Me”, escrito por Don, para a Columbia Records. O seu sucesso “Bye Bye Love” chegou em 1957 na Cadence Records. Os Everly Brothers continuaram a lançar singles como “Wake Up Little Susie”, “All I Have to Do Is Dream” e “Cathy’s Clown”. O sucesso final do Everlys no top 40 dos EUA, “Bowling Green,” chegou em 1967.

Em 1970, Don lançou o seu primeiro álbum a solo, que não foi recebido com sucesso. Continuou a gravar com o seu irmão até que anunciaram a sua última actuação como Everly Brothers, em Julho de 1973, depois de terem começado a surgir algumas tensões entre os dois. Os dois prosseguiram então as suas respectivas carreiras a solo. Don viu algum sucesso em meados e finais dos anos 1970 em Nashville com a sua banda, os Dead Cowboys.

Os irmãos reuniram-se no Royal Albert Hall, em Londres, em 1983. Apesar de tocarem juntos em vários compromissos, os dois afastaram-se novamente nos seus últimos anos até que Phil Everly morreu de doença pulmonar em 2014. «Sempre pensei nele todos os dias, mesmo quando não estávamos a falar um com o outro», disse Don ao The Los Angeles Times pouco depois da morte do seu irmão. «Ainda me choca que ele se tenha ido embora».