Slash, Como Vencer na Música

Slash, Como Vencer na Música

Nero

Em entrevista, Slash deixou alguns conselhos a jovens músicos. Dedicação e perseverança são os principais.

O lendário guitarrista dos Guns N’ Roses e Velvet Revolver, que recentemente passou com Myles Kennedy e os Conspirators no Campo Pequeno, sabe duas ou três coisas sobre como ter sucesso na inclemente indústria musical e partilhou alguma da sua sabedoria, aconselhando novos artistas que procuram o seu lugar ao sol.

Em entrevista à Bayrock FM (podem ouvir a versão integral aqui), Slash confessou que lhe perguntam imensas vezes sobre como ter sucesso na música e que tenta sempre «ter algum tipo de conselhos optimistas para os jovens. É uma indústria muito dura e tem endurecido com o passar dos anos, pelo que consigo perceber».

O guitarrista prossegue, com algo que tem o seu quê de senso comum: «A cena é simplesmente serem dedicados e perseverantes – dar todo o vosso tempo a isso, trabalhar no duro e cerrar fileiras e fazer aquilo que realmente te excita musicalmente. Não se conformem às outras pessoas… O que vos dirão para fazer ou o que vos dirão que devem tocar ou como tocar, que estilo de música devem fazer, qualquer que seja o padrão da indústria nesse momento. Não façam compromissos, façam a vossa cena».

Slash acrescenta ainda que «o mais importante em ser músico é amar a música, dedicar-se a ela de alma e coração e fazer o que for preciso para ser capaz de comunicar isso às outras pessoas. Neste momento, isso é a coisa mais excitante da indústria, pois não existem verdadeiras regras estabelecidas actualmente sobre como fazer as coisas. Costumava haver um trilho a seguir, que funcionava e estava mais que batido. Agora não existem convenções, portanto tens que ser muito mais esperto sobre como o queres fazer e criar formas diferentes, que outros ainda não estejam a usar, para o fazer. Parece o Faroeste».

Músico gerado numa era convencional, Slash termina reconhecendo que «estão disponíveis muitas plataformas que não existiam quando comecei, plataformas onde podes ganhar exposição e colocar a tua música ao alcance de todos. Mas penso que o mais importante é a paixão e a dedicação».