“Transgressio Global” é o novo álbum dos Pop Dell’Arte

“Transgressio Global” é o novo álbum dos Pop Dell’Arte

Redacção
Céu Guarda

Já está disponível para audição e compra o novo álbum dos Pop Dell’Arte, “Transgressio Global”, o primeiro da banda com selo Sony Music.

Agendado para Março, o disco teve a sua edição adiada devido à pandemia do Covid 19, tendo o mesmo acontecido ao seu concerto de apresentação no Grande Auditório do CCB, entretanto reagendado para 8 de Outubro.

Para assinalar a edição, os Pop Dell’Arte disponibilizaram novo single, “The King Of Europe”, e o respectivo vídeo, assinado pelo realizador Carlos Conceição, autor de filmes como “Serpentário”, “Coelho Mau” e “Versailles”, que já realizara o vídeo “Lady Godiva’s Operation” dos Pop Dell’Arte, em 2007. “The King Of Europe” conta com a participação da modelo luso-belga Sigrid Vieira, do actor francês Matthieu Charneau e do actor português João Arrais e retracta, tal como a canção, de forma algo caricatural, alguns políticos da actual União Europeia mais dados a práticas neoliberais e austeritárias.

Gravado e misturado entre 2017 e 2019, “Transgressio Global” conta ainda com outras vinte faixas, onde se visitam várias épocas históricas – como se o tempo se comprimisse num presente feito de vários tempos, explica João Peste – e se exploram várias sonoridades, mantendo sempre a identidade musical transgressiva dos Pop Dell’Arte. Assim, ao ouvi-lo, tanto é possível encontrar a poesia de Camões ou de Catulo, uma versão do clássico “El Derecho de Vivir en Paz” de Vitor Jara, bem como referências dispersas à mitologia greco-romana, ao panoptismo das sociedades de controlo contemporâneas, a Michel Foucalt, a Arvo Pärt, a Picasso, aos Sex Pistols ou aos Doors.

Para além de João Peste (voz), Paulo Monteiro (guitarra), Zé Pedro Moura (baixo), o novo registo dos Pop Dell’Arte, “Transgressio Global”, conta com a estreia do baterista Ricardo Martins. “Transgressio Global” está disponível nas várias plataformas digitais para audição.

O concerto de apresentação está marcado para dia 8 de Outubro às 21h no Grande Auditório do CCB. Os bilhetes já adquiridos para data anterior não são válidos, devendo ser trocados. Para mais informação, carrega aqui. 

O preço dos bilhetes varia entre os 5€ e os 23€.