Viriatada Julho #2: Pedro Mafama, Janeiro, Elisa, Komet Rain e Vaarwell, Entre Outros

Viriatada Julho #2: Pedro Mafama, Janeiro, Elisa, Komet Rain e Vaarwell, Entre Outros

Redacção

Mais uma semana, mais uma ronda de Viriatada, o espaço que a AS dedica aos lançamentos da música portuguesa.

A música nacional merece ser partilhada. Existem novos lançamentos todos os dias, todas as semanas, todos os meses, e qualidade é coisa que não falta! A nossa rubrica Viriatada reúne alguns dos destaques da música portuguesa todas as semanas. Poupamos-te o trabalho, só tens de visitar a Arte Sonora, conhecer, ouvir e partilhar.

PEDRO MAFAMA – “Leva” // Para assinalar o lançamento do vinil de “Por Este Rio Abaixo”, Pedro Mafama lançou um vídeo para o single “Leva”, com realização de André Caniços. Pedro Mafama, que foi nomeado para a categoria de “Artista Revelação”, na edição de 2021 dos Prémios Play, cujos vencedores podes consultar aqui, tem agora vários concertos pela frente. Os espectáculos esgotados de 15 e 16 de Julho no Lux (Lisboa), foram reagendados para os dias 29 e 30 de Julho (os bilhetes são válidos para as novas datas). Os concertos terão início às 21h00 e irão contar com temas como “Contra a Maré”, “Estaleiro”, “Leva”, entre outras canções que compõem este primeiro registo de longa duração do músico português. Para além das datas no Lux, Pedro Mafama irá passar por Cascais a 31 de Julho (Música no Parque), Santiago de Compostela (Cidade da Cultura) a 26 de Agosto, Braga (Theatro Circo) a 27 de Agosto, entre outras a anunciar brevemente.

JANEIRO – “Oh Meu Amor” // “Oh Meu Amor” é o título da nova canção de Janeiro, que reflecte o seu «parar para ver de fora sem lá dentro ficar» e a sua mudança da cidade para o campo durante a pandemia, já disponível em todas as plataformas digitais. O ano de 2020, apesar de pandémico, demonstrou ser bastante activo para Janeiro, com o lançamento do seu segundo LP duplo “Com Tempo, Sem Tempo”, a Janeiro Sessions Live Tour que passou por Portugal inteiro e até por Londres e o lançamento de um EP com o músico brasileiro Paulo Novaes, “Protocolar Volume 1”. Depois de se ter tornado independente no início de 2020, Janeiro surge agora com novo tema que reflecte a sua nova forma de viver ainda mais relaxada, devagar, perto da floresta e fora da confusão da cidade. Depois de montar o seu home studio no campo, num módulo onde vive com Daniela Gandra para quem escreveu este novo single “Oh Meu Amor”, decide trabalhar a partir de casa e assumir pela primeira vez a produção integral da faixa. Acaba de fundar uma produtora audiovisual com a sua companheira, a videógrafa e fotógrafa Daniela Gandra, a “dali²” produções. O primeiro projecto é o videoclipe deste tema, que ambos criaram, escreveram, realizaram, filmaram e editaram.

ELISA – “Este Meu Jeito” // A artista madeirense Elisa tem uma nova canção, com o título “Este Meu Jeito”. «É um tema que aparece numa altura em que vejo muitas pessoas a duvidarem de si próprias, a não confiarem em si e a tentar viver uma vida com standards inalcançáveis. É uma canção sobre aceitação, sobre sermos felizes a fazer o que gostamos, sem querer saber de opiniões alheias. Quero que quem a oiça saiba que é especial, porque não existe mais ninguém como essa pessoa». O vídeo, realizado por YoCliché e com produção da Great Dane Studios, é uma interpretação desta mensagem em que Elisa é a grande protagonista vestindo a pele de várias personagens. Elisa divide a autoria de letra e música com MINX, a produção esteve ao cargo também de MINX e Mikkel Solnado, e a capa é mais uma vez uma ilustração de Elisa, tal como aconteceu com os singles anteriores “Coração” e “Na Ilha”.

EXPRESSO TRANSATLÂNTICO – “Primeira Rodada” // Os Expresso Transatlântico estreiam-se com “Primeira Rodada”, já disponível nos serviços de streaming. «Primeiro são eles: óculos e roupa escura. Na aba dos casacos velhos pins condecoram memórias passadas. Depois são as guitarras encostadas à mesa. Duas margaritas e uma ginjinha marcam a sede e o compasso destes três forasteiros. Há uma viagem que cruza vários destinos e as notas de bordo revelam muito deste Expresso Transatlântico. O asfalto aquece enquanto ecoa “Primeira rodada”. Não há nenhuma jukebox ali. O som é novo mesmo que conte histórias antigas. Adivinha-se que uma aventura já tenha sido começada». É assim que os Expresso Transatlântico descrevem este “Primeira Rodada”. Quando Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos «erguem os copos num brinde, uma águia cruza o céu indiferente à passagem do tempo. Nesse instante um carro para em frente à única mesa por eles ocupada e uma mulher pergunta: qual é a direcção? Os três em uníssono respondem: livre». Expresso Transatlântico, o projetco que junta a guitarra portuguesa de Gaspar Varela à guitarra eléctrica de Sebastião Varela. Na bateria, Rafael Matos.

DIOGO MACHADO feat. LOOKALIKE – “Respira” // Diogo Machado edita o novo single “Respira”, que conta com a participação das Lookalike. O tema será distribuído pela Warner Music Portugal. «Este tema, para mim, demonstra tudo aquilo que precisamos neste momento: coragem para lutar e resiliência em situações e alturas difíceis, às vezes a maior batalha é travada com nós próprios e espero que sirva de terapia de motivação para todos, como serviu para mim quando a compus e a oiço», afirma o artista. O vídeo, tal como o tema está cheio de energia e uma história forte e cativante com uma narrativa cinematográfica que irá tocar no coração do seu público. «Neste vídeo quis juntar duas coisas que amo, e que fazem parte do meu dia-a-dia, a Música e o Jiu-Jitsu. Pratico Jiu-Jitsu desde os meus 6 anos, o meu Pai é faixa preta e sempre me incentivou ao exercício físico toda a minha infância e adolescência, foi a junção perfeita para mim, sinto que este tema passa exatamente essa mensagem, na qual me identifico imenso». Neste momento, Diogo encontra-se a preparar o seu primeiro concerto que vai acontecer no Centro Cultural Olga Cadaval no próximo dia 17 de Julho. Bilhetes disponíveis aqui.

DJ OVERULE – “Castro” // “Castro” é uma espécie de alter-ego de Dj Overule, sem o ser concretamente. «É mais do que uma persona artística, é também uma forma de expressão e, simultaneamente, uma inspiração (e, ainda, altamente aspiracional), que invoca todo um espectro conceptual que coabita algures numa ilha paradisíaca nas Caraíbas». Castro é Dj Overule, que é Bruno Castro, «um bon-vivant que parte dos ritmos mais quentes e tradicionais da bossa nova, do funk, da salsa e do merengue, passando pelo dancehall e pelo reggae, temperando os diferentes ingredientes ao seu jeito, com electrónica vanguardista q.b.. Castro resulta numa mistura tropical explosiva». “Castro” é também o nome do mais recente EP de Dj Overule, uma experiência musical que pede como acompanhamentos obrigatórios um bom rum caribenho e o tradicional charuto cubano. E o volume no máximo, se possível numa festa de piscina. Para a campanha sónica pela nova revolução musical, Dj Overule recrutou vários camaradas e formou uma espécie de liga das nações dos ritmos quentes. São eles Drik Barbosa (Brasil), Harold (Portugal), Flori Del Pino (Espanha), Uzzy (Portugal), Don Nuno (Portugal) e Hamali (Jamaica). O mundo unido pela vontade de dançar e desfrutar a vida.

PER7UME – “Junto a Ti” // Os Per7ume estão de volta com o novo single e vídeo “Junto a Ti”. Um tema que conta com a participação especial de Júlio Isidro. O vídeo foi realizado por Jorge Riobom da Play Audiovisuais. O novo trabalho dos Per7ume é uma edição da Independent Records. A comemorar 14 anos de actividade, a banda está a trabalhar no novo álbum, “Saudade”, uma compilação de duetos com alguns nomes sonantes do panorama musical. O novo single da banda constituída pelos músicos Tozé Santos (voz e guitarra), Nelson Reis (baixo), Jorge Sousa (bateria) e Rui Fernandes (teclas e sax) é a primeira amostra do novo disco. Os Per7ume estão a preparar para 2022 uma digressão nacional e pelas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

KOMET RAIN – “What My Heart Has To Offer” // “What My Heart Has To Offer” é o segundo single (cantado em inglês e em português) dos Komet Rain, um projecto que junta a portuguesa a residir em Londres Leonor Rodrigues aos noruegueses Thea Thomassen e Vetle Ovstehage. Este tema chega depois do single “Monster”.

MARTA – “Hole In My Soul” // Novo tema de Marta, que diz andar «a fugir dos demónios que a deixam perdida, a lutar pelo controlo de si própria e a recuperar a paz que julgava impossível». Contrastes que se ouvem neste novo single e se vêem no videoclipe que o acompanha. “Hole In My Soul” é um dos temas de “Montebello”, álbum que Marta vai editar no último trimestre do ano. «Os cenários não enganam: a densidade da floresta num labirinto em que os demónios interiores se multiplicam; a urbanidade de uma fábrica abandonada como símbolo da luta pela reconstrução do que ficou desfeito; o mar, a areia, a praia, onde Marta encontra sempre a paz que lhe quer escapar». Bruno Correia, que colabora com a artista há vários anos e em vários projectos, assume a realização do videoclipe de “Hole In my Soul” e a busca destes contrastes de negro com branco, de guerra interior com paz de espírito.

TT – “One More Chance” // “One More Chance” é o título do novo single de TT e  faz parte da banda sonora da telenovela da TVI “Festa é Festa”. «Todos temos direito a uma segunda oportunidade». É esta a máxima de TT no seu novo single “One More Chance” que, através de uma sonoridade Pop e RnB, nos leva a embarcar numa «viagem marcada pela positividade e esperança». Criador de temas como “Lady, Deixa-te Levar”, TT continua «a provar a sua originalidade e sensibilidade musical». Recentemente, e apenas poucos dias após o seu lançamento, “One More Chance” começou a integrar a banda sonora oficial da telenovela “Festa é Festa” da TVI.

NININHO VAZ MAIA – “Raízes” // “Raízes” é o álbum de estreia de Nininho Vaz Maia. Flamenco, pop e tradição cigana unem-se em estúdio num estilo próprio assinado por Avelino Abel Vaz Maia (Nininho). O álbum que conta com 11 faixas é uma verdadeira homenagem às suas raízes, a comunidade cigana. «As canções viajam por esse mesmo universo, garantindo um estilo musical único, feito com emoção, sem receio do erro e com um objectivo muito claro: transmitir sentimentos reais». O Flamenco e o pop unem-se em estúdio e ao longo do disco a guitarra de Gilberto Maia (Popinho) e a voz de Nininho convidam a uma viagem ora dançável, ora contemplativa. Bailando” é o single que acompanha o lançamento do disco e tem vídeo gravado no bairro que o viu crescer, contando com algumas das pessoas mais importantes da sua vida: os pais, o irmão, os filhos, a avó, tios, amigos e primos.

VAARWELL – “Vertigo” // Depois de no dia 18 de Junho o duo, agora sediado em Londres, ter regressado às edições, apresentando um novo EP de quatro temas chamado “Consume & Grow“, chegou, agora, a live performance de “Vertigo”, o último single. O vídeo foi filmado por Diogo Castro. «Este é o nosso primeiro trabalho enquanto duo e marca definitivamente um novo capítulo para os Vaarwell. Foi escrito entre Lisboa e Londres, tendo a produção sido influenciada pelo ambiente vivido já em Londres, bem como a sua cena musical. “Consume & Grow” acaba por reflectir também os tempos que temos vivido e a necessidade de nos cuidarmos uns aos outros».

LIO MONK – “Angels Two”// Este é o título do EP que marca o trabalho do multifacetado Lio Monk, instrutor de Wing Chun e docente de Medicina Tradicional Chinesa. A música esteve sempre presente e Lio foi compondo letras e músicas a par das outras actividades. E depois de guardar mais de 50 temas na gaveta decidiu gravar 5 desses temas com o seu amigo e aluno de Wing Chun Gabriel da Silva. Cada canção deste EP é sobre o amor. A primeira, “Running Out Of Time”, por exemplo, é sobre o amor pela música. E para single, Lio escolheu um tema dedicado aos seus filhos – “Angels Two“, um tema que fala dos anjos que entram nas nossas vidas e as mudam para sempre. É sobre o amor mais forte, o mistério que ultrapassa a morte. O melhor que nós somos e temos.

ZÉ MANEL – “Santa Úrsula” // “Santa Úrsula” é o título do novo single de Zé Manel, uma homenagem à santa celebrada a 21 de Outubro. «De alguma forma, sendo uma data que marcou a minha história de vida, acabou por lhe ficar associada. Talvez por isso a minha gata se chame Úrsula. Sempre fui uma pessoa de simbologias e naturalmente nostálgico, pelo que utilizo estes marcos para calendarizar o meu percurso e crescimento». “Santa Úrsula” é o single de avanço ao EP “Realidade” (que completa assim, o percurso iniciado com o EP “Expectativa”, editado em 2020). Sobre as diferenças entre ambos os discos, Zé Manel explica: «“Realidade” foi feito de uma forma profundamente reveladora e realista. Não consegui deixar de trabalhar com o Beatoven ou a B.mywingz pelo seu sangue fresco em ebulição, mas também colaborei com artistas indie que aprecio como o Tiago Saga ou o S. Pedro. Foi também o primeiro disco onde gravei piano em diversos temas, ou no tema “A man” que optei por assumir em live take, quase como os toco e crio em casa. É um disco onde há vozes gravadas em casa às 3 da manhã. Onde há uma captação da realidade na vida de um músico, na qual a inspiração não tem hora marcada e nem sempre se espera por chegar ao estúdio».

JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA – “Bela Senão Sem” // Quase 10 anos depois da sua edição, “Bela Senão Sem”, o disco que junta João Paulo Esteves da Silva com a Orquestra Jazz de Matosinhos, é agora reeditado com o selo CARA. Aos arranjos originais de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e João Paulo Esteves da Silva, “Bela Senão Sem” conta com três novos temas improvisados pelo pianista no estúdio da OJM: “Acampamento”, “O motor da ternura” e “Duas Fogueiras”. Disponível em formato físico e digital, “Bela Senão Sem” conta com João Paulo Esteves da Silva ao piano e no acordeão, e com a Orquestra Jazz de Matosinhos, dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo.

X-TENSE – “Dama e Vagabundo” // “Dama e Vagabundo” é o título do quarto single a ser extraído do álbum “Nuno.” do rapper e produtor X-Tense. O single segue a linha condutora que X-Tense decidiu criar para este álbum e que se foca nas suas vivências dos anos 1990. Tendo sido escrito durante o primeiro confinamento, este tema de amor trouxe também uma novidade, pois, pela primeira vez, o artista decidiu contar com músicos, que responderam a um repto nas redes sociais. Com o lançamento deste single, X-Tense introduziu também um novo conceito, criando uma rádio através de uma mini-série, que pode ser vista no canal Youtube da ROOD e que têm agora um lançamento triplo, relativo aos singles já editados, mas que irão sair, de daqui para a frente, conforme o lançamento de novos singles. O single “Dama e Vagabundo” vem no seguimento dos lançamentos “Azzim&Azzado”, lançado em Maio de 2021, “O Re$to” e “EQlíbrio”.

EGITANA