Quantcast
While She Sleeps de regresso a Portugal em 2023

While She Sleeps de regresso a Portugal em 2023

Redacção

Os britânicos While She Sleeps irão apresentar o seu disco de 2021 “Sleeps Society” a 7 de Maio de 2023, no LAV.

Os ingleses While She Sleeps vão levar o seu disco de 2021 “Sleeps Society” em digressão pela Europa em 2023. A banda assinala presença Portugal num concerto único, consumando um muito aguardado regresso da banda de Sheffield a solo nacional no dia 7 de Maio de 2023, no LAV – Lisboa ao Vivo.

Depois de, num já remoto Janeiro de 2018, terem feito um bem sucedido périplo pelo nosso país, com atuações suadas e potentes no Porto, Lisboa e Loulé, os músicos quebram quatro anos de ausência dos palcos lusos com o seu metalcore musculado e pejado de refrões para cantar em uníssono. Na bagagem, o quinteto traz o seu mais recente álbum de originais, o muito aplaudido “Sleeps Society”, de 2021, assim como o material incluído na sua edição deluxe, onde fizeram uma revisão completa do original com a adição de faixas extra, reinterpretações acústicas e participações especiais.

Desde 2010, o imutável quinteto formado por Lawrence Taylor na voz, Sean Long e Mat Welsh nas guitarras, Aaran McKenzie no baixo e Adam Savage na bateria lançou três EPs e cinco álbuns, tendo recolhido um galardão para “Melhor Novo Talento Britânico” nos Kerrang! Awards de 2012. A crescer paulatinamente desde então, os While She Sleeps atiraram-se a voos mais altos em Abril de 2021, com a edição de “Sleeps Society “, o quinto álbum de longa-duração que continuou a tendência dos músicos para se confrontarem com as experiências emocionais mais desconfortáveis e cruas da vida – e usarem a expressão musical para lidar com elas.

Isso traduziu-se numa mistura extremamente confiante de metal moderno, cada vez mais próximo da perfeição, orientado para a guitarra, mas com ocasionais texturas sintéticas. Resultado – apesar de terem um fundo de catálogo considerável – foi em 2021 que os While She Sleeps serviram uma prova irrefutável de que sabem exatamente como misturar a força do hardcore com o peso do metal, enquanto evitam todos os clichés do deathcore genérico. O mundo passou por muitas dificuldades durante o último ano – mais de um ano – e, dadas as circunstâncias, a mensagem de esperança, cura e união do quinteto britânico atingiu os fãs de uma forma ainda mais intensa. Com “Sleeps Society”, os While She Sleeps – que chegaram mesmo a contar com a ajuda de alguns seguidores, também conhecidos como a verdadeira “Sleeps Society”, no tema “Call Of The Void” – atingiu o alvo projectado para uma viagem emotiva, forjada de catarse e unidade. Assim, “Sleeps Society” não é apenas um disco, mas também um sistema de apoio, com o título a representar não só a mistura cativante de riffs de guitarra e gang vocals, mas também uma forma totalmente nova das bandas comunicarem e interagirem com a sua base de fãs.

Os Nowhere To Be Found, uma das mais promissoras propostas surgidas na cena do rock/metal alternativo nacional durante os últimos anos, vão subir ao palco como banda de abertura do muito aguardado concerto de regresso a Portugal dos britânicos.

Surgiram em 2018, são um quarteto – Tiago Duarte na voz, João Quintais na guitarra, Manuel Gomes no baixo e Miguel Rodrigues na bateria – e dão pelo nome Nowhere To Be Found ou, mais carinhosamente, NTBF. O som que praticam tem sido descrito como metalcore melódico e pós-hardcore, mas gostam de apresentar-se como metal alternativo, uma identidade que os coloca na rota da nova vaga de rock/metal que nos vai chegando do Reino Unido e dos Estados Unidos. Em 2020, com “Blinding Lights”, uma estrondosa versão metal para o original de The Weeknd, conseguiram atingir mais de um milhão de audições nas plataformas de streaming e, dúvidas restassem, têm vindo paulatinamente a confirmar todo o seu potencial através de uma sequência de singles de sucesso, entre os quais se contam “Hell Must Be Empty”, “Traverse”, gravada em colaboração com Matty Mullins, dos norte-americanos Memphis May Fire, ou “Closer”, em dueto com Emily Lazar, dos September Mourning.

Os bilhetes para o concerto custam 25€ e estão à venda nos locais habituais, o evento tem hora prevista de início às 20h.


arda