A Arte Malleus no Reverence

A Arte Malleus no Reverence

Nero

Para lá da densidade atmosférica do seu som, os Ufomammut reservam outra particularidade fascinante. Os italianos trarão ao Reverence a deslumbrante arte visual do colectivo Malleus.

O Reverence confirmou recentemente o regresso dos Ufomammut ao nosso país, sendo uma das bandas de um cartaz que já conta com mais de 30 nomes e ainda está em expansão. No press emitido pela organização do festival pode ler-se que os italianos «são seguramente uma das presenças mais desejadas pela facção stoner dos fãs do Reverence. Fundados em 1999, encontram-se actualmente no início de uma digressão pelos Estados Unidos, depois da edição no passado mês de Março do seu sétimo álbum, “Ecate”, pela Neurot Recordings, dos lendários Neurosis. As suas atuações ao vivo tanto têm de demolidor como de envolvente, numa viagem por temas por vezes psicadélicos, ora pesados e atmosféricos, ora agressivos».

Para lá da densidade atmosférica do seu drone psicadélico, os Ufomammut reservam outra particularidade fascinante. O guitarrista Poia e o baixista Urlo são também os fundadores do colectivo artístico Malleus, onde trabalham com um terceiro artista. A sua iconografia tem-se tornado cada vez mais famosa, através de um enorme catálogo de deslumbrantes posters de concertos e ilustrações para capas de álbuns para artistas como os Black Keys, Deftones, Down, Eyehategod, Iggy Pop & The Stooges, Mars Volta, Melvins, Mogwai, Mono, Mark Lanegan, Muse, Robert Plant, Queens of the Stone Age, Sonic Youth, entre muitos outros. Vários dos seus trabalhos estiveram já expostos em exibições de arte por todo o mundo e alguns destacam-se por estarem na colecção do Museu “De Young” Fine Arts, em São Francisco.

O trio segue linhas próximas ao Expressionismo e Simbolismo, bem como Art Nouveau e Surrealismo, confessando-se ainda inspirados pela Pop Art, Psychedelic Art e banda-desenhada (com o traço de Mike Mignola à cabeça). Acima de tudo, a mulher, elevada a uma figuração feérica e divina, é o centro das suas peças. Os Ufomammut fazem-se acompanhar, normalmente, de várias cópias das suas obras, que podem ser compradas, directamente, aos membros da banda. Em baixo deixamos uma galeria com alguns dos seus mais fascinantes trabalhos, caso pretendam deixar uns trocos de lado no Reverence.

[Clica a imagem para abrir a galeria]

No site oficial podem descobrir mais ilustrações, comprar cópias das mesmas ou até encomendar um trabalho.