Apps gratuitas para edição de videoclips produzidas pela Roland

Apps gratuitas para edição de videoclips produzidas pela Roland

António Maurício

As aplicações Virtual Stage Camera, 4XCAMERA e Beat Sync Maker permitem-te substituir os fundos dos teus vídeos, criar telas divididas num único ecrã ou adicionar efeitos sincronizados com o beat.

A Roland apresentou a Virtual Stage Camera, 4XCAMERA e Beat Sync Maker, três novas aplicações com inúmeras capacidades de composição audiovisuais para dispositivos iOS (somente a Virtual Stage Camera está disponível para dispositivos Android). Possuem funções diferentes mas a ideia em comum é a produção de videoclips criativos.

Virtual Stage Camera (iOS e Android)

A Virtual Stage Camera permite-te eliminar o fundo do vídeo da tua performance e substituí-lo com stills (imagens estáticas) ou cenas de filmes a partir do teu smartphone, enquanto gravas em tempo-real. Também é possível criar instantaneamente vídeos com fundos em tela verde/azul, para utilização em aplicações de edição de vídeo que são compatíveis com superimposing (sobreposição). A Virtual Stage Camera está disponível gratuitamente na App Store e pode produzir vídeos até 30 segundos de duração. Produz vídeos mais longos após actualizares para a versão completa através de uma pequena compra in-app (dentro da aplicação), ou através da ligação às aplicações GO:MIXER ou GO:MIXER PRO.

4XCAMERA (iOS)

A 4XCAMERA facilita a criação de vídeos musicais com um máximo de quatro performances divididas no ecrã. Começa por gravar uma performance em vídeo para a app, em seguida, canta ou toca em acompanhamento e grava até mais três performances, acrescentando novas partes a cada passo. Enquanto tocas, o som é gravado através do microfone integrado no dispositivo ou através de ligação a um gravador áudio. Ajusta o volume em cada tela para criares a mistura de som perfeita e recorta os vídeos para a duração desejada. Podes partilhar os projectos de vídeo em armazenamentos cloud, para que múltiplos músicos possam fazer download dos ficheiros, importá-los para a app e continuar o processo de criação. Inclui dez padrões split-screen únicos disponíveis para cada rácio visual e possui compatibilidade com os rácios visuais 1:1 e 16:9. Também podes utilizar músicas armazenadas no teu smartphone!

Beat Sync Maker (iOS)

A Beat Sync Maker permite-te atingir efeitos visuais e mudança de cenas sincronizadas com o beat nos teus vídeos de performance no smartphone. Em vez de te baseares exclusivamente em ângulos fixos que se focam em mãos sobre caixas de ritmos, controladores e sintetizadores, podes apimentar a tua música com efeitos visuais sofisticados que tornam os teus vídeos mais atraentes para uma audiência mais ampla. A aplicação detecta automaticamente os beats na tua performance com a tecnologia ABS e adiciona todo o tipo de efeitos vídeo, que se mantêm perfeitamente sincronizados com a música. Também podes adicionar clipes de vídeo a partir do teu dispositivo com a função 2-Mix Video da aplicação – existem 18 clipes de vídeo pré-instalados. Existem cinco tipos de efeitos visuais e podes definir o timing que pretendes durante a reprodução, tal como ajustar facilmente a profundidade de efeito. A versão gratuita permite exportar vídeos com até 30 segundos de duração; a funcionalidade de exportação completa fica disponível com uma compra in-app ou através da ligação a uma GO:MIXER PRO ou GO:MIXER.