AS10 Alternativas aos Clássicos de Natal

AS10 Alternativas aos Clássicos de Natal

Tiago da Bernarda

As sugestões da Arte Sonora para um Natal mais feliz.

Chega o Advento e, que nem bombas, caem as canções de Natal. As mesmas versões das mesmas músicas que se fizeram ouvir no ano anterior, e que, caso não se consigam barricar num quarto fechado sem ligação ao mundo exterior, é impossível evitar. Nada preocupante! A Arte Sonora compôs uma lista de novos temas natalícios e versões alternativas criados este ano para ajudar a quebrar essa rotina enfadonha.

1. Sharon Jones & The Dap-Kings – It’s A Holiday Soul Party
Há muito que Sharon Jones & The Dap-King planeiam lançar um álbum de natal. Aliás, o tema “Ain’t No Chimneys in the Projects”, que sugere que as crianças dos bairros sociais não são visitadas pelo Pai Natal, foi composto em 2013. 2015 marca o ano em que a diva do soul e o seu conjunto conseguiram finalmente concretizar o seu desejo. Podem ouvir o álbum na íntegra em streaming aqui.

 

2. Henry Rollins e Stephen Colbert – Carol of The Bells
Se alguma vez leram ou viram uma adaptação de “Um Conto de Natal”, de Dickens, e é provável que já, é muito fácil imaginar Henry Rollins como alguém capaz de interpretar a personagem de Ebenezer Scrooge, o velho rabugento que se tranca nos seus aposentos. No entanto, a convite de Stephen Colbert, o antigo vocalista dos Black Flag deu-nos o melhor presente de todos. Uma curta versão de “Carol of the Bells” vestido a rigor.

 

3. Diabo na Cruz – Vida de Estrada (versão de Natal)
Os Diabo na Cruz pegaram num dos seus últimos singles e adaptaram à quadra festiva. Uma pequena batota, sem dúvida. Mas é difícil não se deixar contagiar pelo seu coro improvisado de crianças, sinos e sininhos e a já característica braguesa.

 

4. Wood of Trees – All I Want For Kriegmas Is You
Falando no Diabo, passamos agora para uma paródia natalícia black metal cortesia dos Wood of Trees. Não é a primeira vez que a banda põe um cunho black metal em músicas pop. Aliás, pode-se dizer que isso compõe quase o seu repertório inteiro. Mas como os satânicos também amam, é bom saber que têm um single de natal para cantarolar durante a quadra. “Make my wish come trve/ All I Want for Kriegmas is You” é capaz de ser dos versos mais hilariantes que ouvimos este ano.

 

5. Ariana Grande – Christmas & Chill
Ariana Grande, mais falada este ano por ter lambido um donut enquanto criticava os norte-americanos, lançou também alguns singles pop orelhudos propício para as rádios e pistas de dança. Contudo, quando entra em modo natalício, a cantora consegue lançar material surpreendente com músicas que puxam sobretudo pelo soul e RNB. Recentemente lançou “Christmas & Chill”, um novo EP de Natal, bem produzido e que compensa por tudo o que Ariana Grande nos deu em 2015.

 

6. Phoenix – Alone On Christmas Day
No especial de natal de Bill Murray, o actor propõe aos Phoenix, “Porque é que não tocam algo que ninguém conheça?”. E a banda francesa não desapontou. “Alone On Christmas Day” é uma cover de um single natalício escrito para os Beach Boys em 1977 mas que nunca chegou a ser lançado. Maior presente que os Phoenix podiam oferecer só um novo álbum.

 

7. David Fonseca – Driving Home For Christmas
Qualquer motociclista dirá que não é prudente cantar sem viseira (não vá alguém engolir mosca). Mas há que reconhecer a originalidade de David Fonseca. Tanto pelo conceito de gravar a sua voz enquanto conduz uma vespa como pela própria canção, que fala sobre o trajecto que se faz para chegar a casa a tempo do Natal. Os instrumentos foram gravados posteriormente no seu estúdio.

 

8. Palma Violets – Last Christmas On Planet Earth
Mais um vídeo que nos chamou a atenção, mas por razões completamente diferentes, é o do novo single dos Palma Violets. Um dos nossos nomes favoritos do actual Britpop conseguiu surpreender-nos mais uma vez. Uma faixa divertida que serve como banda-sonora a um conto de natal onde os Palma Violet encontram o Pai Natal morto e decidem mutilá-lo e livrarem-se do corpo.

 

9. The Killers -Dirty Sledding
Quem nunca quis dar uma machada na cara de Brandon Flowers? Aparentemente até o Pai Natal quer. Esta é a premissa do último vídeo dos The Killers que, desde 2005, lançam sempre um single no Natal. A cantiga em si já é mais animada. Fala sobre a sua visão de paraíso com azevinho, raparigas e luzes de natal aos montes. Isto sempre por uma boa causa. Tudo o que angariam com as suas músicas festivas revertem para ajudar na luta contra a SIDA.

 

10. The Snails – Snails Christmas (I Want a New Shell)
Como é que os caracóis celebram o Natal? Aparentemente com guitarradas, saxofone e boa-disposição. Isto de acordo com a canção dos The Snails, uma banda formada por membros dos Future Islands. Apenas com um EP na sua discografia, a banda de indie punk e surf rock está prestes a lançar o seu álbum de estreia. Algo que nos surpreenda tanto como o último álbum de Future Islands, esperamos nós.

FENDER