AS10 Instagrams de Luthiers
De Los Angeles a Montreal, passando pela Figueira da Foz. Eis os construtores de guitarras que seguimos obsessivamente no Instagram.
O boom das redes sociais pode ter ajudado a criar um miasma insuportável no quotidiano mas, usando um lugar comum, aproximou realidades e permite-nos o contacto com muita informação que, de outra forma, estaria bastante distante do nosso radar cognitivo. Na música, em particular, e no universo do equipamento, permitiu que várias pequenas marcas e pequenos construtores ganhassem outra exposição. Esse trabalho de qualidade, forçou inclusivamente as grandes marcas a repensar as suas estratégias e a elevar ou pelo menos procurar diferenciar os seus produtos.
Longe ainda de poder testar tantos destes instrumentos, deixamo-nos todavia deslumbrar pelo trabalho que tantos luthiers partilham nas redes sociais, especificamente no Instagram. Eis 10 dos nossos perfis de luthiers de guitarras favoritos no Instagram.
Seven Guitars. A pequena empresa de Indiana, é uma parceria entre os conjuges Roger e Gia, com alguma ajuda externa em part-time. Nas suas próprias palavras, o seu objectivo é construir as melhores guitarras possíveis, mantendo uma longa tradição familiar de elevados padrões de qualidade. Inspiradas em modelos Fender, os componentes são cuidadosamente seleccionados e os pickups todos bobinados à mão.
★
Lincoln Guitars. Directamente de uma das grandes capitais mundiais da música, Austin, Texas, Derek Asuan-O’Brien tem vindo a construir guitarras na última década. O luthier divide também o seu trabalho com reparações a instrumentos de cordas. Actualmente, a sua linha de produção está centrada em modelos semi-hollow, inspirados em estética vintage japonesa e com o bracing ao estilo dos anos 50.
★
Volt Guitars. As guitarras são construídas pelo luthier Sander de Gier e pelo designer Ewout Nijman. A inspiração são modelos clássicos, especificamente a Gibson Firebird, com retoques de design, como tão bem ilustra o modelo nuclear da pequena empresa, a Reverse. A atenção ao detalhe e o controlo de qualidade são elevadíssimos, ainda que possa parecer apenas o reboot de uma Firebird, e super sexy.
★
McSwain Guitars. Empresa de Los Angeles, fundada há duas décadas com o propósito de construir guitarras apenas para uso privado, até que receberam a sua primeira encomenda, de um tal de Steve Vai. As guitarras inspiram-se nos grandes construtores Gibson, Fender e PRS, mas com detalhes de circuito diferentes e muita extravagância no design.
★
Dr. K’s Fine Guitars. O luthier canadiano produz entre 4 e 5 modelos por ano, todos em venda no Reverb.com – as guitarras possuem um visual desafiante . Com os modelos Les Paul como inspiração (ou objecto de reverência) o luthier de Montreal desenvolveu uma assinatura única e bem punk.
★
Kauer Guitars. Os modelos Banshee e Starliner são, quiçá, os mais famosos da marca. Com várias configurações de electrónica nos modelos em produção, as Kauer Guitars destacam-se pelo poder sonoro e por um visual cuidado, mesmo nos modelos mais “colados” a designs clássicos. A reputação da marca está em clara ascensão, mas os “barbudos” que as fazem são uns porreiraços, como tivemos oportunidade de confirmar na NAMM’2017.
★
Titan Guitars. A companhia “gémea” da Kauer, onde são construídos modelos mais acessíveis economicamente. A filosofia da Titan é despir as guitarras de tudo o que é acessório, focando-se nos pickups e no hardware. São bombas sonoras.
★
Adam Sikes. O luthier transforma, virtualmente, qualquer coisa em cordofones.
★
Daro Guitars. Em entrevista, Adriano Sérgio deu-nos a dica sobre um «puto que faz coisas que, com a idade dele, apenas sonhava fazer». Vamos querer testar uma!
★
James Trussart Guitars. Ok, é o nome famoso dos que reunimos. Mas não resistimos a visitar recorrentemente as verdadeiras obras de arte criadas pelo luthier, desde a década de 1980, em Los Angeles. Com os corpos e os tampos cuidadosamente esculpidos, as guitarras Trussart são o melhor de dois mundos a fundir conceitos clássicos de design com técnicas inovadoras.