Quantcast
Os Álbuns Internacionais Mais Esperados de 2024

Os Álbuns Internacionais Mais Esperados de 2024

Rodrigo Baptista

Com a viragem para o novo ano começa a surgir uma certa antecipação face aos novos lançamentos musicais. Aqui apresentamos uma breve lista daqueles que são os álbuns mais aguardados de 2024.

Do punk ao pop, do heavy metal ao indie passando pelo rock, R&B, hip hop, entre outros, o ano de 2024 vai estar recheado de novos lançamentos musicais que prometem marcar o wrapped anual de muitos melómanos. Em baixo apresentamos uma breve lista daqueles que consideramos ser alguns dos lançamentos mais esperados de 2024.

Green Day – “Saviors”  (19 de Janeiro) | Após um intervalo de quatro anos, os Green Day vão lançar o sucessor de “Father of All Motherfuckers” (2020). “Saviors”, o 14º álbum de estúdio, conta com produção de Rob Cavallo, que já tinha trabalhado com a banda nos clássicos “Dookie” (1994) e “American Idiot” (2004), e traz à cabeça o single “The American Dream Is Killing Me” que, com a sua letra de contestação política e social, demonstra que «o sonho americano tradicional não funciona para muitas pessoas – na verdade, está a prejudicar muitas pessoas.»

The Smile – “Wall Of Eyes” (26 de Janeiro) | Depois do sucesso do álbum de estreia “A Light for Attracting Attention” (2022), os The Smile preparam-se para lançar o seu segundo álbum, “Wall Of Eyes”. O projecto que junta Thom Yorke, Jonny Greenwood Tom Skinner vai editar o seu novo trabalho pela XL Recordings. “Wall Of Eyes” foi gravado entre Oxford e os estúdios Abbey Road e conta com a produção e mistura de Sam Petts-Davies e com arranjos de cordas da London Contemporary Orchestra. A faixa título foi a primeira amostra de “Wall Of Eyes” e podes recordá-la aqui em abaixo. Relembramos que os The Smile vão passar por Portugal em 2024 para um concerto no festival MEO Kalorama. 

Future Islands – “People Who Aren’t There Anymore” (26 de Janeiro) | Em 2024, os Future Islands vão editar o seu sétimo álbum, “People Who Aren’t There Anymore”. O novo trabalho da banda de synth pop foi produzido pela própria banda em conjunto com Steve Wright, enquanto Wright esteve também a cargo da mistura do projeto com Chris Coady. “The Tower” foi o primeiro single de apresentação do novo álbum da banda de Baltimore, Maryland. 

Jennifer Lopez – “This Is Me… Now” (16 de Fevereiro) | “This Is Me…Now” é o primeiro álbum de estúdio de Jennifer Lopez em quase uma década, e comemora o aniversário do seu álbum irmão, “This is Me…Then”, completando uma jornada de 20 anos. O álbum, escrito e produzido por Lopez e Rogét Chayed, juntamente com Angel Lopez, Jeff “Gitty” Gitelman, HitBoy, Tay Keith e INK. “Can’t Get Enough” é o primeiro single.

IDLES – “TANGK” (16 de Fevereiro) | Depois do sucesso de “Crawler” (2021), os IDLES preparam-se agora para lançar TANGK“. Com co-produção de Kenny Beats, Nigel Godrich e Mark Bowen, dos IDLES, “TANGK”  é, nas palavras do vocalista Joe Talbot«o nosso álbum de gratidão e poder. Todas as canções são de amor». “Dance” foi o primeiro single apresentado pela banda britânica e conta com a participação especial de James Murphy e Nancy Whang dos LCD Soundsystem nos backing vocals. Recordamos que os IDLES vão passar por Portugal, mais precisamente pelo Porto, em Fevereiro de 2024 para um concerto na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

MGMT – “Loss Of Life” (23 de Fevereiro) | Loss of Life” é o quinto trabalho de originais dos MGMT. Sucessor do aclamado “Little Dark Age” de 2018, “Loss Of Life é composto por 10 canções que contaram com a produção adicional de Patrick Wimberly (Beyoncé, Lil Yatchy) e mistura de Dave Fridmann (The Flaming Lips, Spoon). O novo trabalho conta ainda com a presença de Christine and The Queens e produção adicional de Daniel Lopation (Oneohtrix Point Never), Brian Burton (Danger Mouse), James Richardson e Miles A. Robinson. “Mother Nature” foi o primeiro single de apresentação.

Jacob Collier – “Djesse Vol. 4” (29 de Fevereiro) | “Djesse Vol. 4” será o quarto e último álbum da série Djesse. O título “Djesse2, que é pronunciado com um D silencioso, é uma referência às iniciais do próprio Collier. Produzido pelo próprio Jacob Collier, “Djesse Vol. 4” traz à cabeça o single “Never Gonna Be Alone”, que conta com a participação de Lizzy McAlpine e John Mayer. Jacob Collier vai regressar a Portugal, em 2024, para um concerto na Sala Tejo da Altice Arena. 

Bruce Dickinson – “The Mandrake Project” (1 de Março) | Bruce Dickinson está de regresso à sua carreira a solo. “The Mandrake Project” é o sétimo álbum a solo de Bruce Dickinson e o primeiro em quase 20 anos. Em “The Mandrake Project” Dickinson trabalhou com o guitarrista Roy Z, o baterista Dave Moreno e o teclista Mistheria. Todos eles já tinham colaborado com Bruce em “Tyranny Of Souls”(2005). “Afterglow Of Ragnarok” é a primeira amostra do novo trabalho e apresenta-se também como o primeiro inédito de Bruce Dickinson em 18 anos.

Judas Priest – “Invincible Shield” (8 de Março) | Foi no festival Power Trip, que também contou com nomes como AC/DC, Iron Maiden, Guns ‘N’ Roses, Metallica Tool, que os Judas Priest anunciaram o lançamento do seu 19º álbum de estúdio, “Invincible Shield”. “Panick Attack” foi a primeira amostra e confirmou que, passados mais de 50 anos de carreira, a banda de Rob Halford continua em excelente forma e a desferir riffs demolidores e linhas vocais penetrantes.

The Jesus and Mary Chain – “Glasgow Eyes” (8 de Março) | “Glasgow Eyes” é o álbum que os The Jesus and Mary Chain prepararam para 2024. O sucessor de “Damage and Joy”(2017) foi gravado em Glasgow no estúdio Castle Of Doom dos Mogwai. «É sobre o fim da banda», explicou Jim Reid à NME. «Na verdade, é sobre a noite no House of Blues quando a banda se separou [em 1999]. Há outra música, “Chemical Animal”, que é semelhante, mas diferente, porque nessa eu estava a pensar na época das drogas e em como era.» “jamcod” foi a primeira amostra e podes recordá-la em baixo. Recordamos que os The Jesus and Mary Chain são uma das confirmações do Vodafone Paredes de Coura 2024. 

The Libertines – “All Quiet on the Eastern Esplanade” (8 de Março) | Os The Libertines estão de regresso aos álbuns após um hiato de oito anos. “All Quiet on the Eastern Esplanade”. O sucessor de “Anthems for Dommed Youth” (2015) conta com 11 faixas com produção de Dimitri Tikovoï. “Run, Run, Run.” foi o primeiro avanço do álbum que a banda britânica partilhou com os fãs.

Lenny Kravitz – “Blue Electric Light” (15 de Março) | Depois de “Raise Vibration” (2018), Lenny Kravitz está de volta aos álbuns de estúdio com “Blue Electric Light”. O novo trabalho de Lenny é um conjunto apaixonado de canções onde os seus talentos como escritor, produtor e multi-instrumentista ressoam enquanto ele escrevia e tocava a maioria dos instrumentos, com o seu guitarrista de longa data, Craig Ross. Doze faixas que refletem o seu legado como um pioneiro do género, mas que apontam para uma energia do século XXI e além.  “TK421”, uma malha repleta de sensualidade que une o rock ‘n’ roll ao funk, foi a primeira amostra de “Blue Electric Light” e deixou os fãs a suspirar por mais.

Sum 41- “Heaven :x: Hell” (29 de Março) | “Heaven :x: Hell”, será o derradeiro álbum dos Sum 41. Com dois discos, um a puxar mais para o punk e outro para o metal, «”Heaven :x: Hell” é um álbum agressivo», diz o frontman Deryck Whibley. «Não há realmente nenhuma música lenta em nenhum dos lados do álbum. “Landmines”, a primeira amostra de “Heaven :x: Hell”, com a sua estética pop punk surge no primeiro disco. Recordamos que os Sum 41 vão dar o seu último concerto em Portugal no NOS Alive 24.

Sheryl Crow – “Evolution” (29 de Março) | Sheryl Crow está de regresso aos álbuns de estúdio com “Evolution”. As músicas do sucessor de “Threads” (2019) surgiram de momentos «sentados em silêncio e a escrever do fundo da alma.» Com produção de Mike Elizondo, “Evolution” tem em “Alarm Clock” o seu primeiro single.

Bring Me The Horizon – “POST HUMAN: NeX GEn” (Verão de 2024) | “POST HUMAN: NeX GEn” é o segundo trabalho dos Bring Me The Horizon na série “Post Human”, e o primeiro a ser lançado a após a saída do teclista e produtor Jordan Fish. Os sucessivos adiamentos na data de lançamento do álbum permitiram aos fãs tomar contacto com os singles “DiE4u”, “sTraNgeRs”, “LosT”, AmEN”, “DArkSide” e “Kool-Aid”.