Quantcast
Os Álbuns Internacionais Mais Esperados em 2023

Os Álbuns Internacionais Mais Esperados em 2023

Redacção

Com o ano de 2023 ao virar da esquina, é tempo de fazer um balanço com os discos que mal podemos esperar para ouvir.

O ano de 2022 mostrou-se prolífico para o mundo da música. Depois de termos escutado toda a música que antecipámos com grande entusiasmo – alguns discos que integraram a nossa lista de álbuns mais esperados de 2022, e outros que foram simplesmente uma grande surpresa. A partir das informações que recolhemos para o futuro da música, elaborámos esta lista para te ajudar a navegar num mar de novos lançamentos.

Iggy Pop – “Every Loser” | O mítico Iggy Pop irá lançar o seu 19º álbum de originais a solo logo nos primeiros dias de 2023. Andrew Watt é o produtor escolhido para o disco de 11 faixas e vai ser editado no dia 6 de Janeiro, via Atlantic and Gold Tooth Records, editora de Watt. A primeira malha já foi divulgada anteriormente. “Frenzy” conta com Watt na guitarra, Duff McKagan dos Guns N’ Roses no baixo e Chad Smith dos Red Hot Chili Peppers na bateria. Mas a lista de convidados de luxo não se fica por aqui, o falecido Taylor HawkinsTravis Barker dos Blink-182Stone Gossard dos Pearl JamDave Navarro, dos Jane’s Addiction são outros dos nomes anunciados.

Obituary – “Dying of Everything” | “Dying of Everything” tem lançamento previsto no dia 13 de Janeiro. Já se pode ouvir o single de avanço “The Wrong Time”, bem como o videoclipe oficial. Os Obituary gravaram novamente o álbum no seu próprio estúdio – prática recorrente deste o disco de 2007, “Executioner’s Return”. A capa do disco foi criada pelo falecido pintor polaco, Mariusz Lewandowski. A obra de Lewandowski tornou-se sinónimo do “Metal” nos últimos anos, com as suas peças em álbuns de Bell Witch, Mizmor, Atramentus, e outros.

Måneskin – “RUSH!” | Os célebres rockeiros italianos vencedores do Festival Eurovisão da Canção em 2021, anunciaram o próximo álbum com data de lançamento prevista a 20 de Janeiro 2023. “RUSH!” terá uma participação do guitarrista dos Rage Against The Machine, Tom Morello, numa faixa intitulada “GOSSIP”. Do novo projecto já é possível ouvir “LA FINE” – uma dançável canção em italiano suportada por um riff distorcido de guitarra eléctrica.

Katatonia – “Sky Void of Stars” | O sucessor do bom álbum “City Burials” chega no dia 20 de Janeiro via Napalm Records. «O nosso 12º álbum, Sky Void of Stars é uma viagem dinâmica através da escuridão vibrante», comentou a banda num comunicado de imprensa. “Nascido do anseio pelo que foi perdido e não encontrado, as próprias periferias do inalcançável, mas composto e condensado em forma humana e apresentado como sons e palavras fiéis ao Katatonia signum. Aqui não há estrelas, apenas chuva violenta.» “Atrium” e “Austerity” foram os dois primeiros singles a serem divulgados.

John Frusciante – “I” e “II” | O célebre guitarrista dos Red Hot Chilli Peppers prepara-se para lançar um novo álbum duplo de música electrónica intitulados “I” e “II”. Os álbuns estão previstos dia 3 de Fevereiro e tem o rótulo da Avenue 66. No entanto, John Frusciante não é nenhum novato no que toca a fazer música electrónica, tendo lançado o seu último álbum a solo, “Maya“, em 2020. O músico integra ainda um projecto paralelo de música electrónica intitulado “Speed Dealer Moms”, juntamente com Aaron Funk (Venetian Snares) e Chris McDonald, cujo lançamento mais recente “SDM​-​LA8​-​441​-​114​-​211”  foi em 2021. Para já nenhum single foi divulgado até ao momento.

Gorillaz – “Cracker Island” | O próximo disco dos Gorillaz tem lançamento previsto para 24 de Fevereiro de 2023 através da Parlophone. A banda que actuou este ano no festival NOS Primavera Sound, no Porto, irá lançar o seu oitavo álbum de estúdio – uma colecção enérgica, optimista e expansiva de 10 faixas, contado com mais uma formação galática de artistas que colaboraram neste novo projecto: Stevie Nicks, Adeleye Omotayo, Thundercat, Tame Impala, Bad BunnyBootie Brown Beck. Gravado em Londres e Los Angeles no início deste ano, o novo álbum foi produzido pelo oito vezes vencedor de Grammy e extraordinário produtor/multi-instrumentista/compositor Greg Kurstin, assim como pelos próprios Gorillaz e Remi Kabaka Jr. 

Philip Selway – “Strange Dance!” | Philip Selway, baterista dos Radiohead já anunciou os detalhes do seu terceiro álbum a solo “Strange Dance” com selo da Bella Union. O disco tem data de lançamento marcada, também para dia 24 de Fevereiro, e o single principal “Check For Signs Of Life” já se pode ouvir. O álbum inclui participações de músicos convidados, como Hannah Peel, Adrian Utley, Quinta, Marta Salogni, Valentina Magaletti e Laura Moody.

Lana Del Rey – “Did You Know That There’s A Tunnel Under Ocean Blvd” | Lana Del Rey prepara-se para lançar o seu aguardado nono álbum de estúdio, “Did You Know That There’s A Tunnel Under Ocean Blvd”, que se sucede ao recente sucesso dos álbuns anteriores, “Blue Banisters”“Blue Banisters” e “Chemtrails Over The Country Club”, que foram lançados no ano passado. Com lançamento previsto para 10 de Março de 2023, já se pode ouvir uma canção que dá título ao disco, escrita por Lana Del Rey e Mike Hermosa e produzida por Del Rey, Jack Antonoff, Drew Erickson e Zach Dawes.

Fever Ray – “Radical Romantics” | Karin Elisabeth Dreijer – metade do duo extinto The Knife – lançou pela última vez como Fever Ray o álbum “Plunge”, em 2017. A artista anunciou um novo álbum intitulado “Radical Romantics” que será editado a 10 de Março e já se pode ouvir a faixa “Carbon Dioxide”, que se segue ao primeiro avanço “What They Call Us“. O disco inclui participações do frontman dos Nine Inch Nails, Trent Reznor, e Atticus Ross, Vessel e da portuguesa Nídia. Foi co-escrito/co-produzido por Ray juntamente com o seu irmão/ex-Knife, Olof Dreijer.

Metallica – “72 Seasons” | Um dos álbuns mais esperados de 2023 é sem dúvida o décimo segundo álbum dos Metallica. “72 Seasons” será editado a 14 de Abril de 2023 via Blackened Recordings. O longa-duração conta com a produção de Greg Fidelman, em conjunto com James Hetfield e Lars Ulrich. O primeiro cartão de visita “Lux Æterna” foi divulgado em conjunto com o vídeo oficial. Ao todo serão 12 canções num total de cerca de 77 minutos.

Depeche Mode – “Memento Mori” | “Memento Mori” – o seguimento do “Spirit” de 2017 – será o 15º álbum de estúdio dos Depeche Mode e deverá chegar na Primavera de 2023, através da Columbia Records. Um “memento mori” é um objecto que é guardado como lembrança da inevitabilidade da morte – um crânio, por exemplo. De acordo com Gore, o título do álbum estava em vigor antes da morte do membro fundador Andy Fletcher, com 60 anos de idade, em Maio.

Unknown Mortal Orchestra | “I Killed Captain Cook” é o single da banda neozelandesa Unknown Mortal Orchestra e o primeiro avanço retirado do próximo álbum duplo, com data de edição ainda por revelar. O videoclipe conta com a participação da mãe do frontman Ruban Nielson, Deedee Aipolani Nielson, descrita num comunicado de imprensa como «uma Kanaka Maoli de Hilo e Miss Aloha Hula 1973». A canção «é contada pela perspectiva do havaiano que matou o Capitão James Cook, o explorador inglês largamente responsável pela colonização da Polinésia, que tentou raptar o chefe havaiano Kalaniʻōpuʻu, e acabou, eventualmente, por falecer no Havai como resultado disso».

The Brian Jonestown Massacre – “The Future is Your Past” | The Brian Jonestown Massacre anunciaram “The Future is Your Past”, o seu 20º álbum que será lançado a 10 de Fevereiro através da editora de Anton Newcombe, A Recordings. Newcombe produziu o álbum, que também apresenta Hakon Adalsteinsson na guitarra e Uri Rennert na bateria. Haverão duas versões diferentes de CD’s, e uma edição em vinil que apresenta uma capa com um livro com seis lápis de cor.