Festival Sotaques estreia em 2025 com três dias de concertos no Parque Urbano Quinta da Flamenga, em Vialonga.
Promovido pelos Wet Bed Gang em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o festival decorrerá entre os dias 23, 24 e 25 de Maio com um cartaz exclusivamente português na língua, mas verdadeiramente diversificado nos sotaques de quem o compõe. A par do quarteto formado por Gson, Kroa, Zara G e Zizzy, que regressa a casa para um primeiro grande espectáculo em nome próprio, a primeira edição tem como protagonistas Deejay Telio, Mariza, Phoenix RDC, Regula, Força Suprema, Mizzy Miles, Bonga, Nenny e Soraia Ramos.
Além destes nomes capitais da música cantada em português, será no Palco “Zona Mista” (com programação ainda por desvendar) que artistas locais em ascensão terão, também, a oportunidade de mostrar à sua comunidade o produto artístico dos seus próprios sotaques.
E é justamente em retorno à comunidade que o Festival Sotaques nasce: concebido a partir da ideia impressa no tema homónimo — segunda faixa de Gorilleyez, mais recente disco editado pelos Wet Bed Gang, é em homenagem à zona onde “existem talentos com vários sotaques” que o grupo de Vialonga, em plena capital do talento, organiza um festival em seu nome e de “todos os que capitalizaram o espírito da língua — o sotaque”.
Esse é o mote que define o propósito maior deste feito inédito, lema retirado do filme-manifesto realizado por André Caniços. Com a “V-Block em destaque” no vídeo que anunciou, sem aviso prévio, a estreia do festival, é precisamente uma série de rostos marcantes na história de Vialonga que figuram em primeiro plano no grande ecrã. Da Orquestra Geração de Vialonga às célebres Batucadeiras (com presença igualmente confirmada no alinhamento de actuações do festival), vêem-se representados alguns dos mais simbólicos locais de Vialonga, e as suas respectivas figuras, para o grupo nascido e criado nestas ruas. De onde herdaram os sotaques que fizeram deles autênticas referências nacionais. E o sonho que os motivou a perpetuar o legado que carregam aos ombros tem agora um novo capítulo.
A entrada, limitada à lotação do espaço, será gratuita.