EHX, Pitch Fork

EHX, Pitch Fork

Nero

A Electro-Harmonix apresentou um novo pitch shifter polifónico, o Pitch Fork.

O pedal permite “imitar” afinações barítono, baixo e mesmo sons de órgão. Para efeitos whammy, basta ligar-lhe um simples pedal de expressão (volume). O novo EHX Pitch Fork transpõe o pitch de um instrumento até, mais ou menos, três oitavas e possui três modos que permite a transposição para cima, para baixo ou ambas em simultâneo. A quantidade de alteração do pitch pode ser estabelecida continuamente ou em intervalo, através de um pedal de expressão. A marca afirma que o pedal é bastante directo e intuitivo.

A EHX lançou um press release a descrever a unidade:

«Um comutador de Shift de 11 posições selecciona o intervalo máximo de transposição, desde D (Detune), um shift de 17 centos, através de 2ª Menor, 2ª Maior, 3ª Maior, 4ª, 5ª Perfeita, 6ª maior, 7ª Menor, 1ª Oitava, 2ª Oitava e 3ª Oitava. Um comutador de três posições define se a transposição sobe, desce ou age em simultâneo».

«O botão Latch activa os modos Latch ou Momentary, que afectam o comportamento do footswitch e o input EXP. No modo Latch, o footswitch alterna entre o efeito activo ou bypass, cada vez que é pressionado, com o EXP a variar continuamente o pitch. No modo Momentary, o efeito apenas está activo enquanto o footswitch é pressionado, indo para bypass quando se liberta o Pitch Fork».

ehx pitch fork

O Pitch Fork vem equipado com um transformador EHX 9.6DC-200mA, mas também usa pilhas de 9 volts.