EVH Gear, As Novas Guitarras Wolfgang e a Striped Series Frankie

EVH Gear, As Novas Guitarras Wolfgang e a Striped Series Frankie

Nero

Em 2020, a EVH Gear estreia a Striped Series Frankie (a versão económica da lendária guitarra) e novos modelos, braços, escalas e acabamentos nos modelos Wolfgang WG e Special.

Ainda não nos tínhamos debruçado sobre as novidades EVH Gear, apresentadas na Winter NAMM 2020, e está mais que na altura de o fazer. Pelo menos, no que respeita a guitarras, há o suficiente para todos os gostos ou para aplacar a sede dos fanáticos do lendário Eddie Van Halen, com a novíssima Striped Series Frankie, a actualização dos modelos Wolfgang WG Standard e novas cores nos modelos Wolfgang Special.

É chover no molhado, mas a Frankenstein de Eddie é uma das mais icónicas guitarras de sempre. Podem ler sobre a história da guitarra no nosso site ou, de forma mais aprofundada, na edição impressa com uma “exclusivíssima” entrevista com o Homem! Até aqui, uma réplica oficial da guitarra era algo inacessível para a maioria dos músicos, isso mudou com a Striped Series Frankie.

Ostentando a famosa pintura vermelha com as listas pretas e brancas e com um tratamento relic, a nova Frankie possui um corpo tipo Stratocaster em basswood e um braço quartersawn maple reforçado com grafite. A face posterior do braço possui um acabamento a óleo, para manter o conforto da mão o máximo tempo possível. A escala em maple possui raio composto 12”-16”, com 22 trastes jumbo e, naturalmente, foi desenhada para velocidade! A guitarra, numa configuração HSS, possui um humbucker EVH Wolfgang e um single-coil Strat junto ao braço, a posição do meio está despida de PU, como no original. A ponte é um sistema Floyd Rose/EVH, com locking nut e o engenho EVH D-Tuna.

Wolfgang WG Standard recebeu novas cores e novos braços e escalas em baked maple. E as versões WG Standard Exotic receberam um novíssimo modelo, a Wolfgang WG Standard Exotic Spalted Maple.

Todos os modelos WG Standard posuem corpo basswood com o contorno “comfort cut”. O braço baked maple é bolt-on e tem varões de reforço em grafite (vade reto choques de temperatura e humidade) e o truss rod é facilmente ajustado pelo “volante” instalado na base do braço. Estas guitarras também possuem o tratamento de óleo nas costas do braço. A escala em baked maple possui rolled edges, raio composto 12”-16” e 22 trastes jumbo.

Os PUs são os humbuckers EVH Wolfgang, instalados directamente no corpo para aumentar a transferência de vibração e, consequentemente, o sustain. Dois botões de controlo obedecem às especificações do Eddie: 500k de sensibilidade permitem definir bem os parâmetros que desejam, sem comprometer o estridente high-end dos pickups. Ponte tremolo EVH/Floyd Rose Special e locking nut R2. As novas cores sãoGloss Black, Cream White, Matte Army Drab, Neon Orange, Quicksilver, Slime Green e Taxi Cab Yellow. Depois há a opção WG Standard QM, com um tampo elegante em quilted maple, disponível nas cores Black Fade, Chlorine Burst, Northern Lights, Tahiti Night e Transparent Amber. Por fim, o modelo Exotic Spalted Maple (ilustrado na imagem em cima).

Wolfgang Special passa a estar disponível nos acabamentos Burgundy Mist Metallic, Deep Purple Metallic ou Ice Blue Metallic. O modelo Burgundy Mist Metallic (na imagem) possui o corpo com binding e hardware preto, já os restantes possuem binding creme e hardware cromado.

As guitarras têm corpo basswood em arched top e também os braços, uma vez mais quartersawn maple, apresentam reforço em grafite. O braço é esculpido de acordo com as especificações de Eddie Van Halen e apresenta um polimento e acabamento em uretano na face posterior. A escala em ébano possui raio composto (12”-16”) e 22 trastes jumbo, com entalhes perlados. O braço também possui o volante de ajustamento do truss rod na sua base.

Os PUs são um par de humbuckers EVH Wolfgang Alnico 2 e estão instalados directamente no corpo. A ponte tremolo é um sistema EVH/Floyd Rose, com Floyd Rose locking nut conjugado, para aguentar as dive bombs mais extremas que conseguirem. O sistema de drop-D, o EVH D-Tuna também está presente.

Mais info e especificações em www.evhgear.com.