Os Master Builders da Fender Custom Shop criaram uma colecção composta por 12 guitarras singulares, inspiradas nos modelos de “estudo” da Fender dos anos 50 e 60, que serão vendidas numa iniciativa solidária, com os lucros a reverterem para a Fender Play Foundation.
Os modelos student originais continham uma nsérie de peculiaridades de design, incluindo escalas mais curtas, corpos mais compactos e, na maioria dos casos, opções de circuito (pickups e switching) mais simples que os modelos tradicionais. A nova colecção é composta por doze guitarras, mas para já apenas quatro foram apresentadas em detalhe, duas Stratocasters (uma delas de escala curta) e duas Music Masters. O lucro com as vendas das guitarras irá reverter para a Fender Play Foundation, ajudando aos adjectivos desta instituição de «equipar, educar e inspirar a próxima geração de músicos».
O Master Builder Ron Thorn falou sobre os instrumentos: «A história mostra-nos que muitos profissionais usaram os modelos de “estudo” originais com enorme sucesso e, como era esperado neste projecto, cada Master Builder acrescentou a sua criatividade e visão artística para construir versões que nunca existiram e são autênticas singularidades. Music Masters, Duo-Sonics, Stratocasters de escala curta e Mustangs são alguns dos modelos representados».
Thorn continua, garantido que cada uma das guitarras é «construída do zero, exigindo ferramentas, hardware e electrónica personalizada. O entalhe Fender Play Foundation no primeiro traste marca o a guitarra como parte desta exclusiva colecção de 12 instrumentos, um de cada Master Builder. No entanto, estas guitarras não são as típicas construções ‘Masterbuilt’, foram criadas para se tornarem clássicos e contribuir para a importante causa da Fender Play Foundation». Tempo de conhecer as primeiras quatro guitarras…
Greg Fessler | ‘62 Stratocaster, Journeyman Relic’d Blue Ice Metallic: Guitarra construída com duas peças de alder no corpo e um braço maple quartersawn, com escala lisa em rosewood. O braço assemelha-se aos perfis ovais “C” Back-Shape da década de 60. O raio de 9.5” da escala inclui 21 traste “narrow tall” (6105). Na electrónica incluem-se os PUs Fat 50’s (bobinados artesanalmente), com inversão de polaridade no pickup do meio. São controlados por switch de cinco vias, num circuito tradicional “Strat blender”. No hardware está incluso o vibrato de sincronização American Vintage.
Dennis Galuszka | Musicmaster, ‘New Old Stock’ Copper Sparkle: Esta Musicmaster tem duas peças de alder no corpo e um braço maple quartersawn, com escala lisa em rosewood. O braço tem o perfil “C” de 1962, com a escala de 9.5” de raio a incluir 22 trastes médio jumbo e entalhes perlados. Os pickups são uma combinação peculiar, com um Curtis Novak Tele (ponte) e um humbucker Curtis Novak Wide-Range (braço). Ponte fixa Subsonic, afinadores vintage e pestana em osso.
Paul Waller | Musicmaster, Relic’d Fiesta Burst: Mais um modelo com corpo em duas peças de alder, mas neste caso o braço em maple é flatsawn, com a escala curta (24.75”) e lisa em rosewood. O braço tem o perfil “C” de 1965, com a escala de 9.5” de raio a incluir 22 trastes médio jumbo. No braço está um humbucker CuNiFe Wide-Range, o único pickup da guitarra e controlado por master volume e tone. O hardware conta com uma ponte fixa tipo Strat, vintage como os afinadores. Pestana em osso.
Carlos Lopez | Short Scale Stratocaster, Closet Classic Oxblood: Outro modelo de escala curta (24.75”), com corpo composto por duas peças de ash e o braço maple quartersawn, com, escala lisa em rosewood. O braço possui o perfil oval “C” no estilo da década de 60. O raio de 14” da escala é percorrido por 22 trastes narrow tall. Há um único pickup, o poderoso humbucker Dimarzio Super Distortion, controlado apenas pelo botão de volume. Hardware com o tremolo sincronizado American Vintage, afinadores vintage e pestana em osso.
Cada uma destas guitarras vem acompanhada de estojo rigído luxuoso, strap, pano de limpeza e certificado de autenticidade. Podem ver mais detalhes na Fender Custom Shop.