Gibson Apresenta Oficiosamente Versão Standard da Assinatura de Adam Jones

Gibson Apresenta Oficiosamente Versão Standard da Assinatura de Adam Jones

Nero

Se são fãs da Les Paul Silverburst de Adam Jones, dos Tool, talvez não precisem de encomendar uma “chibson”. A Gibson deixou mais ou menos claro que irá lançar uma versão Standard da guitarra, depois das luxuosas e caríssimas versões Custom Shop de 2020.

No mais recente episódio de The Collection da Gibson TV, Cesar Gueikian, um dos directores da Gibson, surge a testar alguns dos próximos lançamentos de guitarras acústicas e eléctricas da marca. E tudo indica que uma delas é a versão USA Standard da Adam Jones Silverburst Les Paul, modelo de assinatura personalizado do guitarrista dos Tool.

A guitarra trata-se de um modelo extremamente desejável, assim se explica que as duas versões dos Custom Shop tenham esgotado rapidamente, apesar do seu preço proibitivo, pelo que esta seria de facto uma notícia bem-vinda e foi confirmada oficiosamente no referido episódio conduzido por Mark Agnesi, no qual Gueikian se vê rodeado por um impressionante espólio Gibson e onde surgem ainda Dave Mustaine (Megadeth) e Richie Faulkner (Judas Priest) a dar umas voltas nos modelos Flying V de César Gueikian.

Sabemos por declarações anteriores da Gibson que a parceria com Adam Jones não se resumiria a uma edição limitada da guitarra. Aliás, recentemente, o próprio guitarrista deu a entender que estava a ser preparada uma versão da Epiphone. Assim, depois de apresentar parte da impressionante colecção Gibson Silverburst vintage de Gueikian, Mark Agnesi aparece com uma guitarra chamada ‘Adam Jones Les Paul Standard Silverburst’. «Aquela que não era suposto agarrar», ri-se Gueikian.

Não há outras especificações reveladas no vídeo, além de que o modelo que se vê é um protótipo, e o Silverburst não possui aquele tom amarelado das réplicas da Custom Shop e a guitsarra original de Jones, mas segue a mesma configuração de humbucker coberto e descoberto. As badaladas assinaturas de Adam Jones com a Gibson são tão espetaculares quanto caras. Todo o hype em torno das réplicas da sua 1979 Les Paul Custom, sempre presente nas digressões dos Tool, e o preço avultado destas edições limitadas levou mesmo a que uma “fornada” das guitarras tenha sido roubada.

Como esta pareceu tudo menos uma revelação acidental, deverão surgir mais notícias em breve.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA