NAMM 2020: Gibson Ressuscita a Lendária “Monkey” SG de Iommi

NAMM 2020: Gibson Ressuscita a Lendária “Monkey” SG de Iommi

Nero

Através de reverse engineering, a Gibson traz de volta uma das mais lendárias guitarras do heavy metal. Com a sua “Monkey” SG Special modificada, Tony Iommi construiu os riffs da primeira década dos Black Sabbath.

O reverse engineering é uma tendência crescente na reconstituição de guitarras históricas e a Gibson anunciou o recurso a esse técnica para recriar a lendária “Monkey” SG Special de Tony Iommi. Este fortemente modificado modelo de 1964 do “Iron Man” foi usado em todos os álbuns dos Black Sabbath na década de 70. Ou seja, desde o homónimo disco de estreia até “Never Say Die!”, após o qual Ozzy abandonou a banda (e o frontman reviveu esses tempos em grande estilo) e assim se desfez o lineup clássico dos fundadores do heavy metal.

A guitarra terá uma edição extremamente limitada. 25 modelos sinistros e 25 modelos destros. Cada um reproduzirá meticulosamente o desgaste do acabamento, após saturado trabalho da Gibson Custom Shop. O autocolante do macaco violinista que motivou a alcunha da guitarra também está, naturalmente, reproduzido. Enfim, tratam-se de réplicas exactas da original, desde as especificações, mods e construção original de ’64. Entre os quais, a alterada stop tailpiece e os lendários pickups de potência reduzida (construídos artesanalmente no Reino Unido, por um aprendiz do falecido John Birch). Se são uns hereges que não sabem nada sobre esta guitarra que moldou a ferro a música rock (Deus tenha piedade de vós), podem ver mais detalhes no site oficial de Tony Iommi.

Cada guitarra estará acompanhada de uma réplica do cordão com a cruz que Iommi usava, tal como da cinta de guitarra em cabedal do guitarrista e ainda uma réplica de uma caixa SG da década de 60. Ainda não foi anunciado preço, mas não é preciso ser adivinho para saber que não será barata ou sequer mais ou menos cara…

Tony Iommi deixou algumas palavras sobre esta iniciativa. «Recentemente, fui convidado pelo Cesar e JC para ir a Nashville, devo dizer que se mostraram muito entusiasmados», disse o Riff Lord. «Tive a oportunidade de visitar as fábricas, conhecer as pessoas que ali trabalham e ver quanto se dedicam. As guitarras Gibson subiram um milhão de degraus, com a nova equipa a mostrar-se totalmente comprometida, algo que há muito estava ausente da Gibson. Ninguém os poderá parar, o que é excelente para todos nós guitarristas».

A Tony Iommi “Monkey” Gibson SG Special está prevista estrear na Winter NAMM 2020, que arranca já no próximo dia 16 de Janeiro.