Korg prologue

Korg prologue

Redacção

Nova besta de sintetização analógica e polifónica, no seguimento do Minilogue e Monologue, que permite programares os teus próprios efeitos.

A Korg apresentou o seu novo sintetizador analógico topo de gama, o prologue. O novo synth surge equipado com teclas full-sized e disponível em dois modelos: o prologue 16 (16 vozes e 61 teclas) e o prologue 8 (8 vozes e 49 teclas). O prologue é um dos produtos mais aguardados do ano ano da marca japonesa e surge no seguimento dos sintetizadores Minilogue e Monologue, lançados em 2015 e 2016, respectivamente, partilhando o mesmo interface, mas sendo bastante mais poderoso.

O prologue é potenciado por três motores de som diferentes que, segundo a Korg, «expandem o potencial sónico do prologue muito além do que um sintetizador analógico é capaz». Oferece muita flexibilidade de criação áudio através de um oscilador VPM/FM para complexos sons aguçados e metálicos, um noise generator para percussão ou efeitos sonoros e uma secção de oscilador de utilizador que é programável, mas inclui um oscilador de tipo morphing wavetable como predefinição. O prologue possui quatro modos de expressão diferentes: mono, uníssono, polifónico e acorde. Também permite o uso de camadas sonoras em simultâneo, com crossfade entre ambas ou a divisão de teclado.

prologue 8

O poder do arpeggiator também merece destaque, com um alcance de quatro oitavas, duas unidades de efeitos digitais (modulação e delay/reverb), dois envelope generators para ajustar dinâmicas do som, um filtro e um LFO. Existem múltiplas formas para navegar e organizar a centena de patches do sintetizador, incluindo a capacidade para marcar os preferidos do utilizador ou verificar os que este tende a utilizar mais vezes. Mas talvez a característica mais excitante do Korg prologue seja os 32 dois bancos de memória disponíveis para que o utilizador possa carregar os seus próprios osciladores e efeitos. A Korg afirma que está a preparar um software toolkit (previsto para a Primavera) que permitirá «programar, personalizar e aumentar as capacidades dos múltiplos motores e efeitos digitais».

O prologue já está disponível em pre-order, com os preços de 1.500 dólares para o 8 e 2.000 dólares para o 16. Podem ouvir demos do sintetizador em baixo e descobrir mais sobre o Korg prologue e as suas especificações no site oficial da Korg.