Shure MOTIV: Microfones para Streaming & Home Recording [Vídeo]

Shure MOTIV: Microfones para Streaming & Home Recording [Vídeo]

Redacção

Perceber as diferenças das tipologias de cada micro Shure MOTIV, os cenários de gravação aos quais são mais adequados e compreender ou esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do interface MOTIV MVi, foram os assuntos centrais do webinar que a Arte Sonora promoveu com a EARPRO e com a lendária marca de microfones.

A Arte Sonora e a EARPRO, representante ibérica da prestigiada marca de microfones Shure, promoveram o webinar “SHURE MOTIV: Soluções de Microfones para Streaming & Home Recording”, sobre os diferentes modelos de microfonia digital da gama MOTIV e como são extraordinárias ferramentas para criadores como podcasters, vloggers, músicos ou jornalistas.

Já era uma tendência antes do confinamento e continuará a crescer muito para lá das sequelas do coronavírus. A criação de conteúdos digitais vai-se tornando cada vez mais distinta e ganhando maior qualidade. Independentemente do cenário criativo ou laboral, sejam pocasters, vloggers, músicos ou até jornalistas, há uma constante: a necessidade de boa captação daquilo que está a ser gravado. Portanto, bons microfones. Se já estiverem pré-configurados com uma aplicação de gravação áudio, melhor ainda.

Originalmente lançada em 2015, a gama Shure MOTIV é uma ferramenta extraordinária. Os microfones portáteis MOTIV funcionam segundo a filosofia plug-and-play e permitem captar áudio ao serem ligados directamente a dispositivos móveis iOS, Mac ou PC. Estão desenhados de raíz para aqueles utilizadores que procuram captar áudio de alta qualidade nas suas gravações vocais e acústicas nos cenários supracitados e em muitos outros.

A gama MOTIV é composta por quatro referências de fácil utilização. São 3 microfones de condensador e um elegante interface áudio que se liga directamente a qualquer dispositivo iOs, sem necessidade de qualquer hardware adicional. O MOTIV MV5 é um microfone de condensador simples, enquanto o MOTIV MV88 conta com a característica adicional de ser stereo. O MOTIV MV51 é um microfone digital de condensador de diafragma largo. O MOTIV MVi é o interface de áudio digital desta nova gama da Shure.

Há ainda o modelo mais recente MV7, inspirado no lendário SM7B. O Shure SM7B, o campeão de vendas da Shure antes do SM58 se afirmar, é um microfone padrão para vozes “roqueiras” desde que surgiu em 1976. É um cardióide dinâmico com uma resposta de frequências ainda mais ampla que o 58, entre os 50 – 20.000 Hz, de 150 Ohms. Possui switch para atenuar graves e também um boost de médios. O Shure MV7 é um microfone facilmente controlável, despido que de botões e switch; em vez disso, a Shure equipou o micro com um painel táctil percorrido por uma fila de luzes LED para indicar o nível de ganho. O painel também inclui um alternador de mute para ajustes em tempo real. Podem ler mais sobre a apreciação que mereceu da nossa parte aqui.

Perceber as diferenças das tipologias de cada micro, os cenários de gravação aos quais são mais adequados e compreender ou esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do interface MOTIV MVi, foram os assuntos centrais deo workshop que a Arte Sonora promoveu com a EARPRO, no dia 30 de Março de 2021, no Instagram oficial da AS. Foi a primeira vez que a Shure/EARPRO realizou qualquer acção deste género através de um meio de comunicação nacional.

Se não puderam assistir em directo, podem ver a gravação integral no player em baixo.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA