Spitfire Audio, O Mrs. Mills Piano de Abbey Road Para a Tua DAW

Spitfire Audio, O Mrs. Mills Piano de Abbey Road Para a Tua DAW

Redacção

A Spitfire Audio continua a trabalhar com os Estúdios Abbey Road, trazendo agora uma versão samplada de um dos seus instrumentos mais icónicos: o Mrs. Mills Piano.

Gravado no famoso Studio Two, o piano – um Steinway Vetegrand de 1905 – está em Abbey Road desde 1931, e tem o nome da pianista Gladys Mills (Mrs Mills), que nele gravou as suas canções populares durante os anos 1960 e 1970.

Numa informação talvez mais importante para produtores, este é também o piano que figurava em várias canções clássicas dos Beatles, incluindo “Penny Lane” e “With A Little Help From My Friends”. Além disso, o homem que tocou nesses discos – Sir Paul McCartney – já levou para casa a emulação da Spitfire Audio. Quiçá, até o usou no seu mais recente trabalho.

E, pelos vistos, está satisfeito. «Muito excitante para mim ouvir a sample da Spitfire daquilo a que costumávamos chamar de Mrs. Mills piano de Abbey Road», disse Sir Paul. «É óptimo tê-lo no meu computador».

Conhecido pelo seu forte carácter, o piano da Sra. Mills foi afinado por Steinway nos anos 1950 para lhe dar um som mais antigo. Os martelos foram endurecidos com laca para imitar o timbre brilhante e mais metálico de um tack piano e certas cordas foram desafinadas para criar uma espécie de efeito de chorus. O resultado é um som antigo de sala de piano de bar.

Nas sessões de gravação da Spitfire foram captados sinais mais aproximados e também de sala, havendo também um sinal Vintage que utiliza a clássica cadeia de gravação de Abbey Road. Aqui, o raro microfone AKG D19 foi colocado por cima das cordas no meio do piano e gravado utilizando o gravador de fita J37 via REDD.47.

É possível escolher entre cinco predefinições: Close (uma mistura seca e frontal dos microfones próximos com os sons mecânicos dos martelos e do pedal); Clean (os sinais Close e Mid balanceados para um som controlado mas espaçoso, com o mínimo ruído mecânico do pedal ou dos martelos); All Together (com os três sinais misturados); 1978 (o sinal Vintage estilo Beatles) e Distant (os sinais Mid e Vintage com reverb).

Com um peso digital de 4,6GB, o Mrs. Mills está agora disponível com um preço de 29 euros. Funciona em PC e Mac nos formatos VST/AU/AAX. Sabe mais aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA