Wires, O Emulador do Gravador Soviético dos Anos 70

Wires, O Emulador do Gravador Soviético dos Anos 70

Redacção

O compositor e YouTuber alemão Hainbach revelou ao mundo o seu tesouro: o Wires, uma réplica virtual (e bastante acessível) do mítico gravador soviético dos anos 70, modelado com precisão e melhorado.

Concebido originalmente para uso militar e do serviço secreto nos anos da Cortina de Ferro, nas mãos de alguns músicos de vanguarda tornou-se uma máquina mágica e algo fantasmagórica de eco lo-fi. Agora, esta rara (e um pouco delicada de operar) peça de hardware está disponível pela primeira vez como um moderno plugin. O Wires permite transformar o teu áudio, utilizar ecos bastante invulgares ou criar os beats mais lo-fi desta vida.

A AudioThing, empresa criadora do novo plugin, teve o maior cuidado em obter todo o comportamento idiossincrático e exactamente correcto da peça original – o Wires reage de forma dinâmica à entrada e faz coisas ao áudio em termos de textura completamente diferentes da fita magnética.

Há um timbre especial no fino fio de cabelo e na fase de saída do tubo de vácuo desta máquina, inaudito em qualquer outro lugar. A forma padrão de trabalhar com o plugin é colocar a música num canal auxiliar, no processo de mistura, para depois a transformar num eco de tempo fixo.

O Wires oferece todas as características variáveis de tempo que se pretende, bem como a opção de desligar o piso bastante ruidoso desta máquina sem sacrificar o som bastante vivo. O plugin está agora disponível para compra através do website da AudioThing pelo preço introdutório de 39€, sendo que entretanto será actualizado para os 59€.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA