Quantcast
7

João Pedro Pais

Desassossego

Valentim de Carvalho

Nero

De alguma forma a carreira de João Pedro Pais (JPP) tornou-se colada ao mundo do “jet set” português. Isso, inevitavelmente, terá os seus benefícios, mas também um custo levado – para muito melómano, o músico, usando “bom português”, faz som “careta”. Será verdade, em parte, mas ao longo dessa carreira JPP tem-se esforçado no sentido de crescer muito para além daquilo que permitiu, a certa altura, que a sua imagem transmitisse.

Esse “Desassossego”, do desejo de querer ser reconhecido de outra forma, é notório neste disco. Logo a abrir, “Havemos de Lá Chegar” mostra-nos aquele som ligeiro, bem arranjadinho, e de repente, surge um “rifalhaço” forjado a ferro e fogo que nos faz pensar que, se decidir correr mais riscos, JPP poderá ainda “Lá Chegar”… Mas segue-se “Estás à Espera de Quê”, que nos faz apetecer perguntar precisamente o mesmo ao músico.

Porque este disco, com uma produção sonora exemplar, parece sempre castrado, como se JPP, e aproveitando o facto de ter sido lutador, por algum motivo se estivesse a segurar. A sofisticação bluesy de “Isto do Amor” ou a condução rasgada a piano de “Fora do Vulgar” são momentos que confirmam o bom nível de um disco que poderia ser muito mais.