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EELS, Sultões do Twang

EELS, Sultões do Twang

2018-07-13, Passeio Marítimo de Algés, NOS Alive
Nero
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Enorme som, grande ambiente e muito rock ‘n’ roll. Nas palavras do inigualável Mark Oliver Everett, o líder dos EELS, «It was fucking fun».

Felizmente colocados no Palco Sagres (o antigo Heineken), onde o espaço algo circunspecto permite um ambiente mais reservado a melómanos, os Eels vieram partir tudo com rock ‘n’ roll, twang e muito humor. Desde logo com a entrada feita ao som de “Gonna Fly Now”, o tema que Bill Conti criou para a saga de Rocky, seguida dos acordes de “Out In The Street” dos The Who, e as composições de Pete Townshend sempre tiveram algo de pugilismo, e a homenagem a Príncipe de Minneanapolis, com “Raspberry Street”.

Com o recente álbum “The Deconstruction” pouco representado trabalho que representou o final de um período sabático de Mark Oliver Everett, o incomparável frontman da banda, os californianos mostraram-se ágeis, descomplexados e descontraídos, divertindo o público com um alinhamento que percorreu três década de carreira, oferecendo um concerto que, numa associação arriscada, diríamos que seria o único que King Buzzo pagaria para ver nesta edição do NOS Alive.

TWANG

Após a resolução dos problemas técnicos com o raríssimo Koll Thunder Bass de Allen Hunter (antigo missionário mormon, que passou dois anos a pregar no Japão), o som adquiriu um esplendoroso corpo harmónico surf rock. Algo mais espantoso se pensarmos que Everett não tocou guitarra em muitos dos temas e que apenas um dos guitarristas está nesta digressão, The Chet (Jeff Lyster). Muitas vezes como única guitarra, alternando entre uma Gretsch Guo Jet, com modelos Airline Eastwood, amplificada por um Mesa/Boogie Lonestar e um Bad Cat USA Cub, Lyster encheu completamente a tenda do Palco Sagres e catapultou a leveza de execução musical do quarteto. Para encerrar o tópico de gear, Everett alternou entre dois modelos Danelectro DE56.

Usou também, pareceu-nos (já não podíamos fotografar nessa altura) uma Gibson L-00, quando após “Dog Faced Boy” pediu uma guitarra «antes que morra aqui, isto é muito rock ‘n’ roll para um tipo velho como eu» e acalmou o set com a simplicidade encantadora de “That Look You Give That Guy”.

HOMBRE LOBO

Concentrando atenções com enorme carisma e um imenso humor, Everett pediu-nos uma salva de palmas para o «trabalho de bongos mais sexy que já ouvi», evocando a prestação de Lyster em “You Are The Shinning Light”, o único tema do último álbum no alinhamento, acrescentando o quão excitado os bongos o haviam deixado e afirmando ter os seus próprios truques, como uma espantosa capacidade para “jammar” as suas castanholas. O seu sarcamo continuou após “My Beloved Monster” (single que fez parte da banda-sonora de Shrek), quando chegou «o momento indicado para apresentar a banda». Everett começou por se apresentar a si próprio e assinalando junto da banda o facto de receber mais uma ovação de pé (pudera). Introduziu Hunter, com a história pouco conhecida da missão no Japão, e «à minha direita, se estiverem virados para o palco, se não estiverem passa-se algo de muito errado», apresentou Lyster como tendo acabado de perder a virgindade. «Sinto-me óptimo», confessou Lyster. Acreditamos que sim.

O baterista Joe Mengis teve oportunidade de se apresentar a si próprio, através da canção criada para o efeito, “Little Joe”. Onde o baterista cantava que o seu tamanho era algo reduzido e era o tipo que estava lá para manter o beat. teve ainda direito a solo de bateria. Uma canção bonita! O andamento surf rock manteve-se com “Today is The Day”.

SOULJACKER

O momento mais alto do concerto chegaria com o tremendo groove de “Souljacker”, o single homónimo do quarto álbum da banda, cujo interlúdio promoveu um tenso, harmonizado a três vozes e longo feedback, apenas propulsionado pelo bombo e hi-hats, que catapultou a audiência para o ataque final do riff principal. Memorável! na despedida, um medley com “Love And Mercy”, original de Brian Wilson, dos Beach Boys, “Blinking Lights (For Me)” e “Wonderful, Glorious”.

Usando as próprias palavras de Everett, «It was fucking fun»!

SETLIST

  • Out in the Street
    Raspberry Beret
    Bone Dry
    Flyswatter
    Dog Faced Boy
    That Look You Give That Guy
    Prizefighter
    You Are the Shining Light
    My Beloved Monster
    Little Joe!
    Today Is the Day
    Novocaine for the Soul
    Souljacker, Part I
    I Like Birds
    Fresh Blood
    Love and Mercy / Blinking Lights (For Me) / Wonderful, Glorious