Quantcast
Rock In Rio Lisboa 2022: A Energia Contagiante dos UB40 Ft. Ali Campbell

Rock In Rio Lisboa 2022: A Energia Contagiante dos UB40 Ft. Ali Campbell

2022-06-25, Rock In Rio Lisboa
Miguel Grazina Barros
Inês Barrau
8
  • 8
  • 8
  • 8
  • 7

O Reggae bem disposto dos UB40 embalou a plateia num final de tarde nostálgico no parque da Bela Vista.

Os UB40 fazem-nos viajar no tempo até ao ano de 1978 em Inglaterra. Fizeram parte da onda que trouxe o reggae e o ska às massas, fundindo sem qualquer pudor a sua sonoridade com a pop. Ali Campbell foi e é a voz inconfundível de hits como “Red Red Wine”, “Can’t Help Falling In Love”, “I Got You Babe”, “Kingston Town”, “Please Don’t Make Me Cry”, e “Homely Girl”, tornando-se provavelmente na “banda de covers” mais bem sucedida do mundo. Mas chamar-lhes “banda de covers” não faz justiça à grandiosidade e popularidade que a banda atingiu (como se provou pela plateia do Rock In Rio), pois os UB40 são também responsáveis pelas populares canções originais “King”, “Madam Medusa”, “Food for Thought”, “Signing Off” e “One in Ten”.

Numa noite que prometia muita nostalgia e pisando o palco após os ícones do post-grunge Bush, os UB40 apresentaram-se perante uma plateia que fielmente os esperava – não desiludiram os maiores fãs e com certeza ganharam novos seguidores mais jovens.

O sol de fim de tarde que pairava sobre o recinto do parque da Bela Vista encaixou perfeitamente num concerto sorridente e bem disposto.

A voz distinta de Ali continua lá, bem cuidada e delicada, acompanhado de músicos excepcionais, que conta com um percussionista (este que também canta por vezes e o mais comunicativo em palco), baixo, guitarra, bateria, teclados e duas pessoas no coro. O alinhamento começou com “Here I Am (Come and Take Me)”, cover de Al Green, um presságio do concerto cheio de boas vibes e capaz de colocar um sorriso na cara mesmo nos espectadores mais carrancudos.

A voz distinta de Ali continua lá, bem cuidada e delicada, acompanhado de músicos excepcionais.

Seguiram-se “The Way You Do the Things You Do”, “Homely Girl”, “Groovin’ (Out on Life)” e “Cherry Oh Baby”, canções que (à excepção de “Groovin’ (Out on Life)”, um original) ganham outra vida com o groove e boa disposição do reggae dos UB40. O clássico original de Prince “Purple Rain” foi o suficiente para converter os mais cépticos que não acreditam em “bandas de covers”, e provou mais uma vez que Ali Campbell «com tantos hits, consegue tocar a noite toda» como referiu o percussionista. Com uma telecaster vermelha adornada de pickguard espelhada, Ali acompanhou a banda com o clássico “strumming” típico do raggae, mostrando-se confiante durante todo o concerto e espalhando uma energia contagiante.

“Can’t Help Falling in Love”, originalmente de Elvis Presley e a mais esperada da noite “Red Red Wine”, de Neil Diamond, fecharam o concerto que durou cerca de 1 hora e preparou a plateia para os A-ha, a banda que se seguiu no palco Mundo.

SETLIST

  • Here I Am (Come and Take Me)
    The Way You Do the Things You Do (The Temptations cover)
    Homely Girl (The Chi‐Lites cover)
    Groovin’ (Out on Life)
    Cherry Oh Baby (Eric Donaldson cover)
    One In Ten
    Purple Rain (Prince cover)
    I’ll Be There
    Many Rivers
    Kingston Town (Lord Creator cover)
    Can’t Help Falling in Love (Elvis Presley cover)
    Red Red Wine (Neil Diamond cover)