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Rock In Rio 2022: Black Eyed Peas e a Cartada Dos Hits

Rock In Rio 2022: Black Eyed Peas e a Cartada Dos Hits

2022-06-19, Rock In Rio Lisboa
Miguel Grazina Barros
Inês Barrau
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Os Black Eyed Peas trouxeram a festa ao Parque da Bela Vista no segundo dia do Rock In Rio Lisboa.

No início da década de 2000, os Black Eyed Peas foram uma banda fulcral na música pop e a sua influência desde então é devidamente creditada. A banda dispõe de dezenas de hits radiofónicos que fundem o hip-hop, dance-pop, R&B, soul, e mais recentemente – o EDM e o reggaeton. Headliners do segundo dia do Rock In Rio Lisboa, o grupo era um dos nomes mais antecipados do festival, comprovado com a multidão de cerca de 63 mil pessoas (muitas para ver também Ivete Sangalo, que continua a ser a dona do pedaço) que pisaram o parque da Bela Vista a um domingo. Com eles trouxeram os maiores êxitos, mas também houve tempo para novos singles. No entanto, se a dimensão dos BEP já não é o que era, o seu esforço coletivo para se encaixarem nas novas tendências parece, no mínimo, forçado.

Com algum atraso, entram os Black Eyed Peas em cena com a devidamente apelidada “Let’s Get It Started” – canção que levou ao vivo um novo arranjo “latino” ao estilo de “Ritmo (Bad Boys For Life)” e “Mamacita”, também presentes no alinhamento. Will.I.Am, Apl.de.ap e Taboo começam a festa com chamas a disparar do palco e o público a saltar descontroladamente. Vestido e encarapuçado a rigor com Gucci, óculos que tapam metade da cara, mão no bolso do casaco, Will.I.Am não necessita de muito aparato para conseguir pôr a plateia ao rubro, e a sua postura mostra uma confiança que só com a experiência se alcança. Parte importante do super-grupo está ausente – entre 2002 e 2016, Fergie impulsionou os BEP a uma escala monumental, tendo abandonado o grupo para se dedicar à maternidade e à sua carreira a solo. A sua ausência sente-se, mesmo sabendo com antecipação que Fergie já não faz parte da banda, os BEP não são os mesmo sem ela – mais tarde no espetáculo, Will.I.Am agradece aos fãs por aceitarem a banda em «diferentes formatos, quer seja em trio ou quarteto». Pela segunda música do alinhamento “Boom Boom Pow” (outro hit instantâneo) a cantora Filipina J. Rey Soul pisou o palco na tentativa de cobrir a ausência de Fergie. Por segundos, houve quem achasse que Fergie tivesse voltado, até a cantora se apresentar.

“Don’t You Worry” é o novo single feito em colaboração com Shakira e David Guetta, personalidades que a banda fez questão de elogiar repetidamente e orgulhosamente. De seguida, a velhinha “Pump It”, o hit que provavelmente melhor descreve o que a banda faz de melhor – pegar em algo que já existe e dar-lhe uma nova faceta e uma nova vida, visto que a canção usa o riff da clássica “Misirlou”, de Dick Dale.

Will.I.Am agradece aos fãs por aceitarem a banda em «diferentes formatos, quer seja em trio ou quarteto»

Por vezes isto é perigoso, há que deixar claro as suas intenções ao apropriarem-se de algo que já existe assim tão descaradamente – mas os BEP conseguem fazê-lo sem embaraço. Com um início propositadamente errático (que serviu apenas para elevar ainda mais o ânimo da plateia), “Pump It” quebrou o recorde em termos de energia até à altura do alinhamento. Improvisos freestyle de Will.I.Am, um momento a solo de Taboo para louvar as suas origens indígenas e mexicanas, o clássico autotune que aparece e desaparece e que não poderia faltar nas versões ao vivo, uma homenagem a Britney Spears – “que se licenciou em liberdade e felicidade” – e ainda um vídeo live no instagram pessoal de Will.I.Am enquanto cantavam alguns dos maiores êxitos.

Will.I.Am. aproveita para cantar três canções a solo – “This Is Love”, “#thatPower” e “Scream & Shout” – todas elas recebidas com grande entusiasmo pelo público. “Don’t Stop the Party” e “The Time (Dirty Bit)” precedem com euforia a canção que todos conhecemos, e que apela a mais “amor” no mundo – “Where Is the Love?”.

«Há muito tempo que desejávamos tocar para tanta gente», afirma Will.I.Am enquanto grava a plateia em direto no seu instagram, relembrando o concerto de 2004 que os Black Eyed Peas deram antes de Britney Spears, mais uma vez aplaudida e celebrada com grande entusiasmo. Mesmo na parte final chega “I Gotta Feeling”, o maior êxito dos êxitos dos Black Eyed Peas.

“Don’t You Worry” regressa novamente, agora com o quarteto “sentado em família” no palco, enquanto Will.I.Am insistiu que o plateia assistisse ao novo videoclipe do single em conjunto, do qual está «muito orgulhoso». Apelando a que os fãs ouvissem a música nas plataformas de streaming repetidamente, a reta final do concerto deu a entender que a banda pode estar preocupada com a sua relevância no panorama musical habitual, indicando que a nova sonoridade com influências “latinas” não passe de uma tentativa de se manterem à tona no mar da música pop contemporânea. Ainda assim, é inegável que as músicas dos seus primórdios marcaram uma geração e perduram. Um “mashup” entre “Don’t You Worry” e “I Gotta Feeling” remata o espetáculo, que teve direito a uma explosão final de confettis e a um público a desejar um encore, que não aconteceu.

SETLIST

  • “Lets’ Get It Started”
    “Boom Boom Pow”
    “Ritmo (Bad Boys For Life)”
    “Mamacita”
    “Don’t You Worry”
    “Pump It”
    “Freestyle de will.i.am”
    “Freestyle de Taboo”
    “Mabuti/Bebot”
    “This Is Love”
    “#thatPower”
    “Scream & Shout”
    “Don’t Stop the Party”
    “The Time (Dirty Bit)”
    “Where Is The Love?”
    “I Gotta Feeling”
    “Don’t You Worry”
    “I Gotta Feeling”