Valient Thorr + Jettblack + Dawnrider
2012-03-25, Républica da Música, AlvaladeO espetáculo teve o seu início por volta das 22h, com ainda pouca afluência de público, o qual foi aumentando gradualmente durante a actuação da primeira banda, os Dawnrider.
Escolhidos para acompanhar a passagem desta tour pelo nosso país, Porto e Lisboa, coube aos Dawnrider o início das hostilidades. O quarteto optou por um set baseado em temas mais antigos, como as duas músicas do seu primeiro EP ” Walking Blind” e “Poison so Mean”. Para finalizar, tocaram um tema novo intitulado “Demons Away from Me”, apresentado pela primeira vez ao vivo, tendo-nos deixado com uma boa expectativa para o próximo trabalho da banda.
A acompanhar os Valient Thorr na sua digressão Europeia estão os Jettblack, banda inglesa que situa a sua música dentro do espectro Glam / Metal / Hard Rock.
Coros melódicos, solos e riffs apelativos e letras ousadas são os ingredientes para um concerto que cativou e animou a assistência. Basearam o seu espetáculo no seu único álbum “Get Your Hands Dirty”, lançado em 2010, onde se puderam ouvir temas como “Slip It On” e “Two Hot Girls”. Tiveram ainda oportunidade de fazer um “Showdown”, uma batalha de guitarras onde os solos imperavam, e exibindo-se um pouco para o público.
Proporcionaram um bom aquecimento para os aguardados headliners.
Extremamente enérgicos do primeiro instante até ao último, os “Thorriors” entraram em palco com as suas fartas barbas, contagiando toda a plateia com a sua boa disposição e energia com que tocam e celebram os seus temas. No início de “Mask of Sanity” já o vocalista estava de tronco nú, emanando calor e saltando de um lado para o outro do palco, mantendo sempre um contacto muito próximo e frenético com o público à frente.
A banda tem marcado presença frequente em Portugal desde 2007, e desde então conquistou bastantes seguidores. Neste espectáculo, em particular, focaram-se principalmente em músicas do último registo de 2010 – “Stranger”.
Os seus concertos incendiários revelam algo mais que os seus discos não conseguem transmitir, uma força e pujança que não deixam ninguém indiferente nem parado por muito tempo. “Double Crossed”, “Sleeper Awakes” e “Red Flag” foram os temas onde a assistência se mostrou mais fervorosa e selvática.
O vocalista Valient Himself esteve sempre muito interventivo, aproveitando a pausa de cada música para aprofundar um pouco mais sobre o sentido das letras e significado das suas mensagens. Também brincou sempre com o público fazendo poses e danças frenéticas e até conseguiu fazer sentar grande parte da sala, ficando virados para o palco a imitar os seus gestos.
Após a “descarga” de 12 temas, a banda agradeceu ao público e retirou-se, mas em poucos minutos o vocalista retornou ao palco, incitando o mesmo a chamar pelos restantes músicos, entoando “P-A-R-T-Y”.
Após o recomeço das hostilidades, tocaram “Sudden Death Is Nothing”, “Total Universe Man” terminando com “Infinite Lives”. Grande descarga de Rock&Roll que se viveu na República da Música e que foi uma excelente forma de iniciar a semana com boa disposição.
Por Pedro Raimundo
SETLIST
- DAWNRIDER
- Redemption
- Walking Blind
- Poison so Mean
- Eagles Flying
- Demons Away from Me
- JETTBLACK
- Slip It On
- Mother Fucker
- Two Hot Girls
- When It Comes to Lovin’
- Fooled by a Rose
- Holding
- Get Your Hands Dirty
- VALIENT THORR
- Tough Customer
- Goveruptcy
- Mask of Sanity
- Double Crossed
- Future Humans
- Red Flag
- Tomorrow Police
- Heatseeker
- Night Terrors
- Gillionaire
- Disappearer
- Sleeper Awakes
- Encore:
- Sudden Death Is Nothing
- Total Universe Man
- Infinite Lives