Quantcast
Criatura Apresentam “Bem Bonda” no Fundão, Lisboa, Guarda e Porto

Criatura Apresentam “Bem Bonda” no Fundão, Lisboa, Guarda e Porto

Redacção

Criatura está de regresso aos discos. “Bem Bonda” sucede ao álbum de estreia “Aurora” (2016) e leva-nos a um novo capítulo no trabalho que o bando de músicos tem vindo a desenvolver na recontextualização da música popular e de intervenção. Concertos de apresentação já anunciados.

A Criatura é um eclético Bando de músicos, artistas e gente que se dedica a revisitar a memória popular do território que habita e que a partir dela se propõe a criar música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição.

Dez temas, abraçados pelas colaborações com Yaw Tembe (trompete) e do Coro dos Anjos, fazem de “Bem Bonda” uma «narrativa, musical e textual, sobre a acção colectiva, a imaginação da mudança e a preservação da memória como pilar essencial da identidade. Uma ode intervencionista marcada pelo tempo que lhe é dado pelo próprio título: a expressão beiroa para dizer “já chega”.»

“Bem Bonda” é uma obra onde o ímpeto da intervenção cultural, espiritual e social surge tanto através da  palavra, como através do som, ou no incentivo à ação, como a de batermos o pé por um mundo onde possamos continuar a sentir e a deixar que se sinta, antes que seja tarde demais. O disco, por sua vez, é apresentado como «uma ode intervencionista à alternativa de evolução, à necessidade de mudança, à urgência de imaginarmos novos caminhos, sem  esquecermos de onde vimos, da memória e da identidade da cultura que nos faz ser as criaturas que somos.»

As primeiras datas de apresentação ao vivo de “Bem Bonda” decorrem em quatro cidades portuguesas: Dia 15 de Outubro no Fundão, a 1 de Novembro em Lisboa no Teatro Maria Matos com a presença do Coro dos Anjos, dia 13 de Novembro no Teatro Municipal da Guarda e por fim a dia 4 de Dezembro na Casa da Música no Porto.

Para mais informações, aqui.