FAZUNCHAR: 4ª edição Traz Novidades a Figueiró dos Vinhos
A programação da 4ºedição do FAZUNCHAR promete levar à capital do chícharo cultura internacional e nacional.
O Festival Fazunchar decorre em Figueiró dos Vinhos entre 13 e 21 de Agosto de 2022.
Musicalmente, a edição 2022 do FAZUNCHAR vai acolher no Auditório da Casa da Cultura – Clube Figueiroense às 21h30 de dia 19 o resultado da residência de Silly e no dia 20 o concerto :PAPERCUTZ + Ensemble + Vasco Mendes.
Os murais já são uma imagem de marca do festival que tem transformado a paisagem urbana e a imagética de Figueiró dos Vinhos. Nesta edição essa responsabilidade vai calhar aos espanhóis Alba Fabre Sacristán, Juan Rivas, Slim Safont, Taquene e aos portugueses, Lourenço Providência, Mariana, a miserável.
Novidade este ano para a abertura de uma open call para a pintura de um mural, qualquer artista que viva em Portugal pode candidatar-se desde que o faça até ao próximo 24 de Julho.
Oriunda do Brasil, Arashida foi convidada a criar um conjunto de telas que ficarão expostas em vários locais do centro histórico da vila. Até 31 de Agosto vão estar expostos os trabalhos resultantes da residência artística de Fancis.co, o português vai levar a sua exposição “Esquecidos” ao Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos.
As áreas da música(Silly), fotografia(Miguel Oliveira), vídeo(Mariana Vasconcelos) e a novidade, literatura(João Pedro Vala) também são uma aposta do FAZUNCHAR com residências nas quatro.
Orientadas pela curadora Lara Seixo Rodrigues, as visitas guiadas vão regressar, assim como outras atividades nas quais se incluem o Jornal de Cordel e o Piquenique Comunitário.
Outra novidade para esta edição é a acção comunitária, já a decorrer, Vila Florida que pretende recuperar uma tradição perdida da vila que lhe valeu em 1998 a distinção como “Vila Florida da Europa” e consiste na decoração das ruas com flores de papel.
FAZUNCHAR significa fazer e é oriundo do lainte que eram dizeres de vendedores ambulantes de tecido que por ali passavam no século XIX e que influenciou a linguagem da zona até meados do século XX, a identidade do festival está, na sua conceção, intimamente ligada com este conceito de modificação levando-o não só para a área visual com o foco nos murais mas também com um trabalho direto e envolvente com as gentes que residem em Figueiró dos Vinhos.
Consulta aqui a programação completa, aqui.